Ampliar as discussões, reflexões e a prática do consumo consciente de forma inovadora e criativa são objetivos permanentes do Instituto Akatu, e é a partir dessa perspectiva e reconhecendo no ambiente escolar um espaço privilegiado para a formação de pessoas que o Instituto concebeu o Edukatu, uma rede de aprendizagem que visa incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente nas escolas de todo o Brasil.

O Edukatu, voltado prioritariamente a professores e alunos do Ensino Fundamental, visa ir além de proporcionar informação sobre o tema Consumo Consciente. Como espaço aberto de aprendizagem, oferece acesso a conhecimento sobre os temas do consumo consciente e da sustentabilidade, estimula a construção de novos conhecimentos e práticas e oferece a possibilidade de compartilhamento do que for construído. Foi pensado visando à formação de uma rede mobilizada em torno do consumo consciente e estimulada a pesquisar, se informar, trocar conhecimento e se apropriar dos conceitos e práticas relacionados ao consumo consciente e à sustentabilidade, por meio do desenvolvimento de projetos e de seu compartilhamento.

“Essa nova ferramenta tem uma proposta transformadora, mas ela surge com o acúmulo de onze anos de trabalho e de experiência do Akatu com metodologias aplicadas para a educação do [tema] consumo consciente”, explicou a gerente de Educação do Instituto Akatu, Angela Serino.

Esse trabalho de mais de uma década, aliás, é o que credencia o Edukatu a ponto de ele já nascer com parceiros. “Tivemos recentemente outra iniciativa em parceria com o Instituto Akatu que enxergamos como muito positiva, pois levou informações sobre os impactos do plástico para 1.577 escolas e gerou diversos projetos muito bons”, disse o Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Jorge Soto, referindo-se ao projeto “Um Novo Olhar sobre o Plástico”. “A Braskem”, reforçou Soto, “tem entre seus pilares desenvolver soluções para uma vida mais sustentável. Por isso, a forma como as pessoas se relacionam com os nossos produtos, como consomem, como descartam, é extremamente relevante para nós”.

O Edukatu oferece conteúdos, pesquisas, vídeos, planos de aula, jogos, links para sites sobre o tema, produzidos ou selecionados de diversas fontes e organizados em seções. O destaque do Edukatu é sua experiência de navegação por meio de circuitos de aprendizagem que estimula a leitura das seções de conteúdo em uma dada sequência e a elaboração de um projeto ou o aperfeiçoamento de um projeto existente relacionado ao consumo consciente. Os internautas serão convidados a vivenciar uma experiência em um dos circuitos temáticos, que os levará a solucionar desafios de pesquisa e estudo, comentar e debater com outros internautas, realizar intervenções em sua comunidade e, por fim, compartilhar suas produções e/ou criações.

O primeiro circuito é o da Natureza, estruturado com três percursos: Ar, Terra e Água. Suas atividades foram pensadas para que a construção do conhecimento se dê de forma lúdica e dinâmica, em ritmo de game. As questões abordadas se relacionam com os conteúdos didáticos, possibilitando, assim, que o circuito seja utilizado por professores de diferentes disciplinas durante as aulas e de forma multidisciplinar.

A participação em um circuito envolve uma equipe composta pelos alunos e professores que têm um vasto território a explorar, e à medida que avançam nos circuitos, ampliam o aprendizado, compartilham com outras equipes e com o público geral por meio do Blog do Circuito, ganhando status para suas equipes, numa dinâmica lúdica, que remete a uma grande gincana virtual de conhecimento. A todo momento, o aluno é incentivado a ter ideias, a incrementá-las com a sua equipe por meio de pesquisas e da imersão em conteúdos sugeridos, a pensar em como essas ideias podem ser aplicadas, disseminadas, comunicadas. Além da orientação do professor, que acompanha todo o processo, o Edukatu conta ainda com moderadores para acompanhar todo o circuito e reforçar a qualidade do ambiente, sugerindo caminhos e ampliando as discussões.

O estímulo e o apoio para a inserção do tema do consumo consciente em sala de aula por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) é uma importante contribuição do Akatu para a educação de crianças e jovens, numa perspectiva criativa e inovadora


0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012