Os aumentos nas chuvas extremas e inundações estão associadas ao aumento das temperaturas globais. Limitar o aquecimento a +1,5°C ajudará a reduzir a intensidade das chuvas extremas, embora ainda seja necessária alguma adaptação social, como as mudanças de hábitos para uma vida mais sustentável no planeta.

Ao falar sobre o aumento das temperaturas globais, é importante entender que isso não acontece da mesma forma em todo o mundo, e a intensidade e o impacto variam de região para região. É também necessário tomar medidas contra as mudanças climáticas o mais rápido possível, pois seus efeitos serão ainda mais sentidos a longo prazo. Entre essas soluções, especialistas destacam o reflorestamento de espaços verdes, como as florestas atlântica e amazônica, dois biomas que podem ajudar a capturar gases de efeito estufa, uma das causas do superaquecimento global.

De acordo com Dr. Stephen Blenkinsop, líder da pesquisa “Climate change increases extreme rainfall and the chance of floods”, da Escola de Engenharia da Universidade de Newcastle: “O aquecimento global significa que a atmosfera pode reter mais umidade e também pode mudar a forma como as tempestades se comportam. Chuvas extremas mais intensas, juntamente com mudanças em outros fatores, podem aumentar a frequência e gravidade das inundações em muitas regiões.”

Com isso, o que nós podemos fazer pelo nosso planeta?

As mudanças de hábitos fazem total diferença para impactos positivos para o meio ambiente. E é possível começar agora, com pequenas atitudes simples do dia a dia. Confira abaixo sugestões:

Economize água: Refletir sobre a quantidade de água que é utilizada em cada atividade e reduzir seu consumo, escovando os dentes com a torneira fechada, por exemplo, colabora para a vida da Terra.

Economize energia: O consumo de energia elétrica no dia a dia é tão natural que quase não percebemos o quanto isso faz parte da nossa rotina. Para economizar, é necessário prestar atenção nos aparelhos eletrônicos de casa e em nossos hábitos de uso.

Descarte correto do lixo: Você sabia que o brasileiro gera aproximadamente 1,4 kg de lixo por dia? E que 70% de todo o lixo seco produzido no País é composto por embalagens? O descarte correto é importante e também faz muita diferença.

Reciclar o lixo: O primeiro passo é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um celular novo? Não dá para atualizar o seu, ou aproveitar aquele que alguém não usa mais? Para lembrar sempre disso, basta pensar nos 4Rs: REPENSAR, REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR.

Utilize veículo apenas quando necessário: Podemos reduzir a pegada de carbono global substituindo o uso de veículos por caminhadas para cumprir pequenos trajetos ou pela bicicleta em trajetos um pouco mais longos, uma vez que ela não emite gases poluentes.


Para saber mais, confira o Passo a Passo do Consumidor Consciente, clicando aqui.

Referências

Mudanças climáticas aumentam chuvas extremas e a chance de inundações. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2021/06/07/mudancas-climaticas-aumentam-chuvas-extremas-e-a-chance-de-inundacoes/. Acesso em: 26 de janeiro de 2022.

01/02/22

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012