Diante do cenário atual, há muitas dúvidas sobre como enfrentar os desafios da pandemia de covid-19 e suas variantes. Para um retorno seguro ao ensino presencial, é essencial seguir protocolos sanitários mais rígidos. Em algumas cidades, as aulas irão retornar no formato 100% presencial e toda a comunidade escolar precisa cumprir medidas sanitárias de combate à disseminação da Covid-19, que incluem o uso obrigatório de máscaras, envio de máscara reserva dentro da mochila, higienização frequente com álcool em gel, água e sabão e limpeza recorrente dos ambientes educacionais.

Os protocolos de biossegurança também determinam que refeições sejam realizadas em áreas ventiladas e ao ar livre. Além disso, os alunos não devem compartilhar itens de uso pessoal e continuar usando termômetros para medir sua temperatura. Os pais e responsáveis ??são orientados a não levar seus filhos à unidade escolar caso haja algum sinal de síndrome gripal. As medidas de segurança também incluem testes em massa de membros de toda a comunidade escolar. O Guia para retorno presencial, feito pelo Ministério da Saúde, elenca orientações para retorno às aulas. Veja:

– Utilização de máscara constante por alunos, profissionais de educação e qualquer outra pessoa que eventualmente acesse a escola, além de protetores faciais pelos profissionais de educação. Manter os ambientes limpos e ventilados.
– Monitorar a temperatura dos estudantes e profissionais ao chegarem ao ambiente escolar.
– Orientar a higienização das mãos e punho antes da entrada na sala de aula.
– Limitar as interações em grandes grupos.
– Manter o distanciamento físico de no mínimo um metro entre os estudantes dentro e fora da sala de aula.

A reabertura é um tema que divide pais e responsáveis, e alguns ainda se sentem inseguros diante de uma pandemia que continua no mundo todo. Mas os benefícios das vacinas e da vida escolar demonstram a importância do retorno. Para isso, as escolas precisam de todo cuidado quanto à Covid-19, pensando ,principalmente, na saúde dos envolvidos e que o convívio presencial, muitas vezes, colabora para um apoio educacional, emocional e físico para os alunos.

Se sua escola já voltou ou irá voltar presencialmente, conta pra gente aqui nos comentários sua perspectiva sobre a temática e como a escola está se organizando! Seguimos junto(a)s!

Referências

Guia traz orientações para retorno seguro às aulas presenciais. Disponível em: https://portalamm.org.br/guia-traz-orientacoes-para-retorno-seguro-as-aulas-presenciais/. Acesso em: 26 de janeiro de 2022.

03/02/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012