Todos desempenham um papel importante na proteção dos recursos hídricos do planeta. É assim que você pode iniciar uma conversa com seus alunos em sala de aula sobre a importância da conservação da água e o impacto que ela tem na vida das pessoas. Primeiro, os fatos: cerca de 30% da população mundial vive em áreas e regiões que são regularmente afetadas por enchentes e secas.

A degradação dos ecossistemas tem contribuído de maneira significativa para o aumento de riscos e eventos extremos relacionados à água e, além disso, vem reduzindo a capacidade de explorar plenamente o potencial de soluções baseadas na natureza. O Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água da ONU, apresentado no 8º Fórum Mundial da Água, fornece recomendações sobre como melhorar a qualidade, a quantidade e o acesso à água aumentando a cobertura vegetal (campos, pântanos e florestas).

O documento ainda mostra que, apesar da disseminação de tecnologias envolvendo a proteção ou restauração de ecossistemas naturais, esses processos ainda representam menos de 1% do investimento total em infraestrutura de gestão hídrica.

Usar a água de forma consciente não significa não usar os recursos, mas repensar a forma como a água é usada. Evitar o desperdício, consumir de forma consciente, recolher a água da chuva e reutilizar a água cinzenta de chuveiros e máquinas de lavar são algumas das atitudes conscientes sobre o uso da água que se pode tomar. Além de economizar na conta, essas ações ajudam a poupar a água potável do planeta e a proteger os mananciais. Outra forma de mudar a atitude quanto ao uso da água é se atentar à pegada hídrica - “que representa o volume total de água doce que é utilizado para produzir os bens e serviços consumidos por um indivíduo” - para compreender a quantidade total de água que se consome rotineiramente.

Para explorar:
Texto de apoio I - Percurso SOS Água: Responsabilidade de todos
Texto de apoio II - Percurso SOS Água: A importante contribuição das escolas
Infográfico: De olho no consumo de água na escola!
Infográfico: A água está em tudo!

Referências

Consumo consciente da água. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/consumo-consciente-de-agua/.

Relatório do Conselho Mundial da Água, 2018. Disponível em: https://www.worldwatercouncil.org/sites/default/files/2019-03/Outcomes-of-8th-WWForum_WEB_PR.pdf

08/02/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012