Quando as escolas implementam a coleta seletiva, geralmente o primeiro passo é comprar 'kits' de lixeiras de cores diferentes, para manter o material reciclável separado. Porém, só isso não é suficiente, pois é preciso conscientizar as pessoas para que possam colaborar com as melhorias em toda a gestão de resíduos recicláveis.

De modo geral, os resíduos recicláveis ??são separados dos não recicláveis ??na origem, os recicláveis são encaminhados a uma cooperativa para separação e seleção desse material e, em seguida, encaminhados para a indústria de reciclagem. Dependendo da localização e do tamanho da escola, os recicláveis que ela coleta ??podem chegar à cooperativa de várias maneiras.

É importante lembrar que cada tipo de resíduo tem seu próprio processo de reciclagem e destinação final. Portanto, separando os resíduos antes da coleta, é possível evitar que vários materiais sejam misturados, independentemente de seu estado e propriedades.

No ambiente escolar, que possui um papel importante no aprendizado e mobilização para que a coleta seletiva aconteça de fato, a necessidade de comprar novos coletores deve ser avaliada caso a caso. Em vez da compra, os coletores antigos da própria escola podem ser reutilizados, ou até mesmo caixas de papelão identificadas de acordo com as categorias (metal, papel, plástico, vidro) podem ser usadas. Além disso, a escola pode fazer a diferença e procurar no site do município serviços de coleta seletiva, pontos de coleta, ecopontos e pontos de entrega voluntária.

O importante é garantir a destinação correta dos materiais. Para uma coleta seletiva correta, nossas atitudes são essenciais. Seguem algumas dicas:

Limpeza dos itens: Essa dica é super importante para que o material a ser reciclado não seja deteriorado, e as pessoas envolvidas na cadeia de gestão de resíduos não sejam expostas a riscos de contaminação e saúde.

Pesquisa sobre o destino desses itens: Nos centros de reciclagem de cada município é possível ter informações sobre a destinação, para assim, colaborar com a reciclagem.

Pontos de entrega específicos: Para achar um local adequado de destinação dos resíduos, achar pontos de entrega voluntária ou ecopontos é uma alternativa sustentável e que colabora com o planeta.

Para explorar:
Decomposição dos resíduos
Plano de Aula: O que todos precisam saber: a reciclagem do plástico
Percurso Turma Que Recicla

10/02/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

2 Comentários

Thumb_sq_img_20220128_180916

JOÃO

A coleta seletiva é importante porque contribui para a preservação do meio ambiente e reduz a poluição.

1
0
aprox. 2 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Com certeza, João! Continue navegando no Edukatu :)

0
0
aprox. 2 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012