Desde a infância, incentivar a troca de objetos com outras crianças é uma ótima oportunidade de educar as crianças sobre as boas práticas, fazê-las compreender o significado de solidariedade e cidadania e entender que não é preciso ter livros/brinquedos em excesso e nem consumir além da conta. Nesse caso, é o exercício de desapego em abrir mão de um livro sem uso e trocá-lo por um “novo” livro usado.

A #dicadomoderador de hoje é a sugestão de realizar uma feira de trocas no ambiente escolar, agora com o retorno das aulas em modelos diferenciados, desde híbrido (parte online, parte presencial) até 100% presencial. A troca de livros é a nossa primeira dica, pensando no consumo consciente, na importância do estímulo à leitura e no poder que as histórias possuem, com múltiplas narrativas e novos conhecimentos. Mas lembramos que a feira de trocas pode também conter roupas, brinquedos e outros objetos, de acordo com a organização dos envolvidos na gestão da feira. E, é claro: a colaboração de todos é imprescindível.

Como realizar a feira de trocas?

Para isso, os estudantes trazem coisas de casa que não usam mais com frequência mas estão em bom estado para trocar com os outros, e têm o direito de negociar e trocar de forma independente. Todos se envolvem e saem da feira com brinquedos e/ou livros que não tinham antes, o que com certeza será uma alegria para outras crianças de outras famílias. Espaços como o pátio ou mesmo as salas de aula podem ser alternativas para a realização da feira, com respeito aos protocolos de segurança contra a Covid-19, já que a proteção de todos deve ser parte da organização.

A realização da feira estimula ainda a interação e o debate, importantes em situações de negociação, e estimula a reflexão sobre o acesso a bens de consumo, promove o consumo consciente, exercita o desapego e ajuda a desenvolver conceitos que moldam valores.

Para inspirar: exemplo da professora Patrícia

Em nosso Blog da Rede, a professora Patrícia Almeida do Rio Grande do Sul, realizou a feira de trocas com alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, envolvendo todas as turmas de sua escola. Segundo ela, “foi muito legal, todos participaram e gostaram muito, os alunos ficam perguntando quando será a próxima Troca. Eles foram sensibilizados para a reutilização e entenderam que, muitas vezes, o que não serve para mim pode ser útil ao meu colega. Foi mesmo gratificante ver a empolgação para participar da Feira.”

Na imagem abaixo, a foto que a Patrícia compartilhou com o Edukatu.

Se você já realizou alguma feira de trocas na sua escola, conta pra gente aqui nos comentários ou então, em nosso Blog da Rede. Não se esqueça: lá você poderá acompanhar o compartilhamento de outro(a)s educadores e educadoras com trabalhos ligados à sustentabilidade e ao consumo consciente, que podem te ajudar e/ou inspirar para novos trabalhos em sua escola!

15/02/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012