Ter consciência ambiental é compreender o meio ambiente em sua totalidade e as consequências que determinados atos no cotidiano podem causar a ele, e entender que o coletivo colabora para a sobrevivência dos ecossistemas. Além disso, ter consciência ambiental demanda a busca por informações, pois, é essencial o conhecimento a respeito de produtos e hábitos mais ecológicos e que causam menos impactos negativos ao meio ambiente.

Desde a infância, todos já podem ser ensinados a preservar o meio ambiente. Pensando nas futuras gerações, educar sobre o tema e reforçar a importância de preservar os recursos naturais se torna cada vez mais importante com as diferentes faixas etárias. A consciência ambiental também é um elemento essencial em resposta às mudanças climáticas, envolvendo pautas como desenvolvimento sustentável, aquecimento global, pegada de carbono, energia renovável e até mesmo, mobilidade urbana. Por isso, cada vez mais, a participação ativa da sociedade, e a responsabilidade individual e coletiva pelo meio ambiente são necessárias.

Uma maneira importante de agir com responsabilidade ambiental é consumir com melhor impacto. Por exemplo, os restos de comida representam um grande desperdício, pois compõem a maior parte do lixo doméstico produzido no país. Depositado nos lixões ou aterros, o lixo orgânico emite gás metano, mais potente que o gás carbônico como gerador de efeito estufa, durante sua decomposição.

Planejar as compras e reaproveitar as sobras são maneiras eficazes de evitar o desperdício de alimentos em sua casa com ações simples. Além de poupar um bom dinheiro: cerca de um terço dos alimentos que os brasileiros compram vai parar no lixo. Ao deixar de desperdiçar 20% do que é comprado, uma família média brasileira acumularia quase R$ 45 mil em 20 anos ao aplicar essa economia na poupança. Mais um bom motivo para consumir com mais consciência.

Referências

Dez atitudes para você combater o aquecimento global. Disponível em: https://akatu.org.br/dicas-de-consumo-dez-atitudes-para-voce-combater-o-aquecimento-global/. Acesso em: 10 de fevereiro de 2022.

17/02/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012