Ao contrário dos valores associados a uma mentalidade de expansão urbana e capitalista prevalente em nossa sociedade desde o século XIX, para os povos indígenas a lógica da vida e de sua economia não depende apenas da sociabilidade humana, da tecnologia e da acumulação de riquezas com base na exploração periódica dos recursos naturais. A economia das sociedades indígenas inclui todos os seres vivos e sua relação com a natureza. Para eles, é evidente a interdependência da existência e a necessidade de manter a inter-relação entre todos os componentes do meio ambiente para garantir a subsistência material, a saúde e o bem-estar físico, social e espiritual de suas comunidades e da vida na terra.

Os povos indígenas se veem ligados à natureza e como parte do mesmo sistema que o ambiente em que vivem. Eles ajustam seu estilo de vida para se adequar e respeitar seu ambiente. Nas montanhas, os sistemas de gestão da paisagem dos povos indígenas podem proteger os solos, reduzir a erosão, conservar a água e reduzir o risco de desastres. Nas pastagens, as comunidades pastoris indígenas gerenciam de forma sustentável a pecuária e a agricultura, protegendo a biodiversidade das pastagens. Na Amazônia, por exemplo, a biodiversidade do ecossistema melhora quando os povos indígenas o habitam.

As culturas e tradições das gerações indígenas estão diretamente relacionadas ao meio ambiente, à agricultura e à subsistência, tendo a terra para fornecer os frutos, nutrir o povo e proporcionar a vida e o bem-estar da tribo.

Dessa forma, as comunidades indígenas prestam atenção especial ao meio ambiente, aos ciclos climáticos e às estações definidas. Defender e garantir os direitos territoriais desses povos é primordial para a proteção do meio ambiente como um todo.

Referências

Povos indígenas são essenciais para conservação e bioeconomia da floresta. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2021/04/povos-indigenas-sao-essenciais-para-conservacao-e-bioeconomia-da-floresta.html. Acesso em: 23 de fevereiro de 2022.

Terras indígenas combatem desmatamento. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/conhecimento/noticias/noticia/terras-indigenas-combatem-desmatamento. Acesso em: 23 de fevereiro de 2022.

03/03/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012