A menstruação sustentável é a que tem menor impacto negativo no meio ambiente. Para iniciar a prática, é preciso conhecer as opções disponíveis no mercado e suas propriedades, como roupas íntimas absorventes, coletores menstruais e materiais absorventes reutilizáveis e escolher um método de absorção sustentável.

No que diz respeito à geração de resíduos, um absorvente descartável comum possui materiais sintéticos na sua composição, que podem demorar em média 100 anos para se decompor. Portanto, a opção por soluções mais sustentáveis no período menstrual é uma alternativa para reduzir significativamente a geração de resíduos e, consequentemente, seus impactos ambientais.

Vale ressaltar que a adoção de uma ou mais dessas soluções, apesar de ter um custo inicial maior do que os absorventes descartáveis, pode levar a uma economia a médio-longo prazo, evitando desperdícios e reduzindo a ocorrência de alergias (em relação aos materiais sintéticos e químicos presentes nos absorventes industriais de uso único). Além disso, pode ser uma oportunidade para as mulheres se conectarem mais com seus corpos e ciclos, levando a mais empoderamento, confiança e bem-estar. Veja abaixo três opções sustentáveis:

1) Ecoabsorventes laváveis
São absorventes de pano confeccionados com tecnologia e design, feitos de fibra natural de algodão e tecido impermeável respirável.

2) Coletor Hipolaergênico
Feito de silicone medicinal sem corantes, o coletor apenas coleta o sangue e não interage com as mucosas vaginais, por isso preserva a umidade natural dos tecidos da região. Lavável e reutilizável, é amigo do meio ambiente.

3) Calcinha absorvente reutilizável
As calcinhas menstruais possuem absorvente dentro do tecido e são confeccionadas com materiais hipoalergênicos, germicidas e veganos. Elas são reutilizáveis por até dois anos se lavadas em água fria.

Além disso, produtos sustentáveis, produzidos artesanalmente ou por indústrias comprometidas com matérias-primas de qualidade, além de relações de trabalho mais justas e um ciclo de vida mais durável e amigável com o planeta, ganham ainda mais espaço. Que possamos usar isso, então, para trilhar um caminho mais saudável para o planeta, mais unido e sustentável para todos(as) nós.

Março é o mês das mulheres, marcado por muita luta histórica e social. A equipe do Edukatu aproveita para celebrar todas as mulheres que lutam para garantir um meio ambiente justo e equilibrado, promovendo uma vida sustentável, para todas as pessoas.

Referências

Sustentabilidade na pandemia: hábitos ecológicos aumentam a segurança das famílias. Disponível em: https://moradadafloresta.eco.br/sustentabilidade-na-pandemia-habitos-ecologicos-aumentam-a-seguranca-das-familias/.

Absorvente menstrual sem plástico une mulheres em torno de soluções sustentáveis. Disponível em: https://pme.estadao.com.br/noticias/geral,absorvente-menstrual-sem-plastico-une-mulheres-em-torno-de-solucoes-sustentaveis,70003896974.amp.

Menstruação: acessórios sustentáveis para o período e como funcionam. Disponível em: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2021/08/23/menstruacao-sustentavel

08/03/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012