3 de março - O Dia Mundial da Vida Selvagem foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2013 para reafirmar os valores fundamentais das espécies selvagens. O Brasil é o país mais biodiverso do planeta e precisa de ações imediatas e decisivas para estabelecer mecanismos que promovam um melhor uso do solo; valorizar os serviços ambientais prestados pelas florestas, como regulação climática e segurança hídrica; além de incentivar um melhor planejamento territorial e gestão; fortalecer e criar áreas protegidas, promover cadeias produtivas e outras ações cotidianas que considerem a paisagem mais ampla. Tudo isso pode garantir reduções efetivas da pressão sobre os recursos naturais e a vida selvagem em todo o mundo.

A data celebra a diversidade de espécies, mas também alerta para os perigos que ameaçam a flora e a fauna do mundo. Os pesquisadores acreditam que as pressões decorrentes de atividades humanas como agricultura, pesca, mineração, superexploração de matérias primas, mudanças climáticas e poluição levam à perda de habitat e degradação de ambientes terrestres e aquáticos. E, segundo eles, o impacto não recai apenas sobre a vida selvagem, mas nós, humanos, também somos vítimas do comportamento que deteriora nossa natureza.

A Agenda 2030, compromisso global assumido em 2015 por 193 países, incluindo o Brasil, e coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU), propõe uma ação universal de governos, instituições, empresas e sociedades para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Em relação à fauna, o ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis) revisa a importância de garantir padrões sustentáveis ??de produção e consumo, levando em consideração a vida geral das espécies, em parceria com um consumo que utilize os recursos naturais de forma eficiente e com melhores impactos.

Por outro lado, o ODS 15 (Vida Terrestre) também traz uma perspectiva sobre a vida selvagem e sua conservação, ao promover a conservação, restauração e uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerindo florestas de forma sustentável, combatendo a desertificação, prevenindo e revertendo a degradação da Terra e detendo a perda da biodiversidade

Dada toda a trajetória e nosso papel central na transição para padrões de produção e consumo sustentáveis e consciente, há motivos para estarmos esperançosos. No entanto, essa transição pode e deve ser agora. O sistema econômico global precisa passar por algumas mudanças importantes para melhor incorporar a visão de que os recursos do nosso planeta são limitados.

Precisamos reconhecer o valor e as necessidades de nosso planeta Terra, cada vez mais frágil, e gerar consciência de que as agendas social, econômica e ambiental devem caminhar juntas. É imprescindível que protejamos a vida selvagem.

Referências

3 de março, Dia Mundial da Vida Selvagem. WWF. Disponível em: https://www.wwf.org.br/?56342/3-de-maro-Dia-Mundial-da-Vida-Selvagem. Acesso em: 04 de março de 2022.

ODS 12. Consumo e Produção Sustentáveis. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods12.html. Acesso em: 04 de março de 2022.

ODS 15. Vida terrestre. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods15.html. Acesso em: 04 de março de 2022.

3 de março: Dia Mundial da Vida Selvagem. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2020/03/03/3-de-marco-dia-mundial-da-vida-selvagem.ghtml. Acesso em: 04 de março de 2022.

09/03/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012