A energia renovável é a energia que vem de fontes renováveis, como a água e o calor do sol, ??que possuem um processo de renovação natural praticamente infinito. Apesar disso, há décadas, usamos fontes de combustíveis fósseis com impactos que afetam negativamente nosso planeta. Esta é uma grande questão porque a energia é um elemento estrutural do desenvolvimento e da transformação humana.

A boa notícia é que a transição energética se tornou uma realidade global e o Brasil tem capacidade e recursos para liderar o movimento. A matriz energética brasileira é uma das mais renováveis do mundo, com potencial de se tornar ainda mais. Confira os exemplos de fontes de energia renováveis:

1) hídrica (energia da água dos rios);
2) solar (energia do sol);
3) eólica (energia do vento);
4) biomassa (energia de matéria orgânica);
5) geotérmica (energia do interior da Terra);
6) oceânica (energia das marés e das ondas).

Algumas dessas fontes apresentam variações na geração de energia decorrentes de condições naturais, como é o caso da energia eólica, que depende do vento, e a energia solar, no período noturno. E, no caso de fontes de água, podem ser impactadas pelos períodos de secas.

As fontes de energia renováveis ??são consideradas por muitos como fontes de energia limpa porque emitem menos gases de efeito estufa (GEE) do que as fontes de energia de origem fóssil. Além disso, a participação de todos na redução do desperdício dessas fontes é importante para consumir com melhor impacto e causar menos danos à vida do planeta.

O papel da escola na redução do desperdício dos recursos naturais

As escolas podem colaborar para que indivíduos e os grupos façam novas reflexões acerca de valores sociais, estimulando também a vontade de contribuir para proteger e melhorar a qualidade do ambiente em que vivem. Tais contribuições podem variar desde comportamentos simples praticados no cotidiano até os mais complexos. Por meio da troca de conhecimentos entre aluno-professor, conquistar a compreensão sobre as suas responsabilidades, direitos e obrigações no que diz respeito à qualidade de vida e à proteção do ambiente é uma possibilidade para ações concretas e mobilizadoras.

Na escola, durante o processo reflexivo, também é possível avaliar projetos ecológicos, econômicos, sociais e educacionais e permitir que os cidadãos decifrem a eficácia dos projetos propostos. A Educação Ambiental deve não apenas ser entendida como uma educação que busca proteger e preservar os recursos naturais, mas também focar nas questões políticas, econômicas e sociais para melhorar a qualidade de vida de todos.

Como sua escola colabora na redução do desperdício de recursos renováveis? Conta pra gente aqui nos comentários ou no Blog da Rede!

Para que você conheça mais sobre as fontes de energia no Brasil, como elas são geradas e estão distribuídas, verifique outros materiais nossos do Edukatu.

Percurso Energia Todo Dia

Plano de Aula - Energia para viver bem!

Referências

PRÁTICAS DE CONSUMO CONSCIENTE EM CASA E NA ESCOLA: medidas para evitar o desperdício de recursos naturais. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_geo_artigo_janete_stronczek.pdf

Fontes de energia. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes-de-energia

Matriz energética brasileira. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/matriz-energetica-brasileira.htm.

10/03/2021

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

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