O meio ambiente e a educação ambiental são temas de discussão há décadas em diferentes cenários e comunidades, científicas e não científicas. Essa preocupação se deve, principalmente, a problemas como poluição do ar, enchentes, falta de água potável e desmatamento, e originou-se do reconhecimento da necessidade de adoção de práticas menos nocivas ao meio ambiente.
A educação ambiental deve ter um papel dentro do conceito de cidadania planetária (mundial), com a premissa de que a Terra é uma unidade única, em constante evolução, ou seja, construindo a ideia de que atitudes afetarão todos os habitantes, criando assim um senso de coletividade e responsabilidade para si e com o outro. Por isso, a reflexão sobre as atitudes precisa ser abrangente e é necessário cobrir todos os aspectos da questão, de modo que a cidadania ambiental e planetária deve ser completa e ativa, incluindo aspectos e direitos sociais, políticos, culturais, institucionais e econômicos.
Segundo o doutor em Educação Marcos Reigota (2004), as escolas devem cooperar para que indivíduos e grupos adquiram valores sociais e estejam dispostos a contribuir para a proteção e a qualidade do ambiente em que vivem. Essa contribuição pode ser derivada de atos simples até os mais complexos, por meio de trocas de conhecimentos que permitam as reflexões sobre as responsabilidades, os direitos e as obrigações quanto à qualidade de vida e a proteção ambiental.
Para começar a abordar o tema em sala de aula, uma sugestão é dar início por meio de questionamentos sobre os recursos naturais. Mais ainda, utilizar os 4Rs (repensar, reduzir, reutilizar e reciclar) para permitir reflexões sobre a importância de repensar o consumo, para além da reciclagem. Os 4Rs, quando colocados em prática, diminuem a exploração de recursos naturais; reduzem o consumo de energia; diminuem a poluição do solo, da água e do ar; prolongam a vida útil dos aterros sanitários; diminuem o desperdício e os gastos com limpeza urbana; e geram emprego e renda pela comercialização dos produtos recicláveis, entre outros.
Por fim, a educação ambiental deve ser entendida não apenas como uma educação em busca da conservação e manutenção de recursos naturais, mas também relacionada às questões políticas, econômicas e sociais para melhorar a qualidade de vida de todos.
Para saber mais:
Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Referências
PRÁTICAS DE CONSUMO CONSCIENTE EM CASA E NA ESCOLA: medidas para evitar o desperdício de recursos naturais, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_geo_artigo_janete_stronczek.pdf.
REIGOTA. M. O que é Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Brasiliense SA, 1998 e 3. ed, 2004.
17/03/2022