eskada | agenda 2030
A Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 objetivos para acabar com a pobreza e colaborar para que todas as pessoas vivam com dignidade. O plano decorre de um acordo assinado em 2015 pelos 193 Estados membros das Nações Unidas, com base no documento "Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável".
Essas metas são abrangentes, abordando as três dimensões do desenvolvimento sustentável – social, ambiental e econômica – e podem ser colocadas em prática por governos, sociedade civil, setor privado e todo cidadão comprometido com as gerações futuras.
O documento contém um guia de ação para que todos os países e todos os atores sociais (governos, setor privado, organizações sociais e sociedade civil) possam atuar juntos para promover uma vida digna para todos e avançar no desenvolvimento sustentável. São elencados objetivos e indicadores de aplicação geral, levando em conta as diferentes realidades e níveis de desenvolvimento dos países, que podem ser medidos anualmente.
Conheça os 17 ODS:
01 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
02 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
03 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
04 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
05 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
06 – Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
07 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
08 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
09 – Indústria, Inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas parao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
O monitoramento e avaliação da Agenda 2030 é a base para sua implementação e deve ser realizado sistematicamente nos níveis global, regional e nacional. O Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF) supervisiona o monitoramento em nível global. É presidido pela Assembleia Geral das Nações Unidas e pelo Conselho Econômico e Social e pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. Dados de alta qualidade, acessíveis, atualizados, confiáveis ??e desagregados, com base em fontes oficiais nacionais, são necessários para o desenvolvimento regular de indicadores, o que facilitará o monitoramento de metas e indicadores.
A estrutura global de indicadores foi desenvolvida pelo Grupo Interinstitucional e de Especialistas em Indicadores de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovado pela Comissão de Estatística das Nações Unidas e adotado pelo Conselho Econômico e Social e pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Para saber mais:
ODS e Consumo Consciente. Akatu.
Compreendendo as dimensões do desenvolvimento sustentável. ONU, Brasil.
O que é Agenda 2030? ONU, Brasil.
Referências
ODS: Caminhos de mudança para um futuro melhor. Disponível em: https://akatu.org.br/ods-caminhos-de-mudanca-para-um-futuro-melhor/.
Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://odsbrasil.gov.br/home/agenda.
31/03/2022