eskada | agenda 2030

A Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 objetivos para acabar com a pobreza e colaborar para que todas as pessoas vivam com dignidade. O plano decorre de um acordo assinado em 2015 pelos 193 Estados membros das Nações Unidas, com base no documento "Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável".

Essas metas são abrangentes, abordando as três dimensões do desenvolvimento sustentável – social, ambiental e econômica – e podem ser colocadas em prática por governos, sociedade civil, setor privado e todo cidadão comprometido com as gerações futuras.

O documento contém um guia de ação para que todos os países e todos os atores sociais (governos, setor privado, organizações sociais e sociedade civil) possam atuar juntos para promover uma vida digna para todos e avançar no desenvolvimento sustentável. São elencados objetivos e indicadores de aplicação geral, levando em conta as diferentes realidades e níveis de desenvolvimento dos países, que podem ser medidos anualmente.

Conheça os 17 ODS:
01 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

02 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

03 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

04 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

05 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

06 – Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

07 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

08 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

09 – Indústria, Inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas parao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

O monitoramento e avaliação da Agenda 2030 é a base para sua implementação e deve ser realizado sistematicamente nos níveis global, regional e nacional. O Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF) supervisiona o monitoramento em nível global. É presidido pela Assembleia Geral das Nações Unidas e pelo Conselho Econômico e Social e pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. Dados de alta qualidade, acessíveis, atualizados, confiáveis ??e desagregados, com base em fontes oficiais nacionais, são necessários para o desenvolvimento regular de indicadores, o que facilitará o monitoramento de metas e indicadores.

A estrutura global de indicadores foi desenvolvida pelo Grupo Interinstitucional e de Especialistas em Indicadores de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovado pela Comissão de Estatística das Nações Unidas e adotado pelo Conselho Econômico e Social e pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Para saber mais:
ODS e Consumo Consciente. Akatu.

Compreendendo as dimensões do desenvolvimento sustentável. ONU, Brasil.

O que é Agenda 2030? ONU, Brasil.

Referências

ODS: Caminhos de mudança para um futuro melhor. Disponível em: https://akatu.org.br/ods-caminhos-de-mudanca-para-um-futuro-melhor/.

Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://odsbrasil.gov.br/home/agenda.

31/03/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

2 Comentários

Thumb_sq_turma_do_projeto

Marcelo

Muito bom, isso nos mantém atualizados e ointegrados a agenda Nacional e Mundial, sobre meio ambiente

5
0
quase 2 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Nós agradecemos, Marcelo! Continue navegando no Edukatu :)

1
0
quase 2 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012