Diante das situações vivenciadas pela Terra nos últimos anos, é preciso relembrar e promover a proteção do meio ambiente e sua importância, pois assim, com um estilo de vida sustentável, podemos cuidar do nosso planeta.

Em 1970, a data foi criada por meio de um movimento liderado pelo ativista ambiental e senador norte-americano Gaylord Nelson. Houve dois grandes protestos nos Estados Unidos naquele ano: em um deles, no dia 22 de abril, cerca de 10.000 pessoas se reuniram em Washington, D.C., e uma grande multidão apoiou o evento. O evento foi fundamental para aprovar leis para proteger o meio ambiente nos EUA. Já em 1990, foi organizado o primeiro Dia da Terra, também com o apoio de uma grande multidão.

Gaylord realizou passeatas e discursos a favor da causa e alertando sobre questões ambientais, com o auxílio de diversas comunidades educacionais, como universidades e escolas de educação básica, alcançando aproximadamente 20 milhões de pessoas. Poluição, a destruição do ambiente, o desmatamento e o efeito estufa foram alguns dos temas abordados.

A data comemorativa visa também pressionar o governo a atingir algumas de suas promessas. Por exemplo, oito meses após o evento, em 1990, foi criada uma agência de assuntos ambientais chamada Agência de Proteção Ambiental, e vários projetos foram implementados. Este momento representa um marco na história ecológica. Desde então, muitas conferências, encontros, debates foram criados em torno de questões ambientais, como a Conferência de Estocolmo (1972), a Rio 92, entre outras.

Como comemorar a data e promover a ação ambiental?

Você pode fazer sua parte para cuidar do nosso planeta, nesse Dia da Terra em 22 de abril! Estas são algumas ações simples, mas que geram grande impacto. Confira:

– Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas energeticamente eficientes;

– Desconecte os aparelhos eletrônicos quando não estiver utilizando e consuma menos energia;

– Ensine meninas e meninos a apreciar e cuidar da natureza;

– Reflita e mobilize para consumir com melhor impacto;

– Procure reduzir o consumo de carne vermelha e alimentos processados;

Referências

Fatos do dia da terra: porque ele é comemorado em 22 de abril. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/fatos-do-dia-da-terra-por-que-ele-e-comemorado-em-22-de-abril,6a885b4d0dc08f662a8b59da34d7915fuke92rad.html.

04 novos hábitos para se tornar um consumidor consciente. Disponível em: https://akatu.org.br/exame-4-novos-habitos-para-se-tornar-um-consumidor-consciente/.

19/04/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012