A sustentabilidade nas escolas inclui a aplicação de uma série de práticas e ensinamentos que abordam questões de desenvolvimento planetário sustentável no ambiente escolar. O termo sustentabilidade está se tornando cada vez mais popular e um dos princípios fundamentais é a relação entre as coisas. As ações de todos têm impacto nas famílias, redes, escolas, comunidades, cidades, aldeias e no mundo. Isso não deve ser visto como um fardo nas mãos de todos ou como responsabilidade dos governos e das grandes corporações, mas sim considerar que cada um de nós é participante do sistema e deve fazer o possível para equilibrá-lo.
O termo sustentabilidade começou a tomar forma em 1972, quando o economista francês nascido na Polônia, Ignacy Sachs, falou sobre desenvolvimento ecológico. Na década de 1980, o americano Lester Brown, presidente do Worldwatch Institute (WWI), defendia a importância de atender às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades para as novas gerações. No entanto, foi na 92ª Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro, que o tema ganhou maior repercussão.
Naquela época, todos os segmentos da sociedade manifestaram apoio às ideias para orientar o desenvolvimento do país de uma nova forma, não apenas para melhorar o desempenho econômico, mas também para levar em conta que os recursos naturais do planeta são limitados. Para eles, qualquer atividade, seja ela institucional ou individual, precisa respeitar três pilares: economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto.
Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o ODS 4 trata especificamente de garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, mas o tema também aparece em outros objetivos, refletindo sua importância para o alcance de todos os objetivos descritos no documento. Para isso, é necessário um sistema educacional adequado, com conteúdo relevante e incentivo à participação dos alunos em sala de aula.
A sustentabilidade deve, portanto, ser incorporada à estrutura de gestão e aplicada no dia a dia, tornando-se parte da cultura escolar. Que tal trabalhar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com sua turma?
Para garantir a efetividade do projeto temático na escola, é importante que professores e corpo docente sejam capacitados para incorporar o tema em suas disciplinas de forma transversal, pois a sustentabilidade não deve se limitar a uma área do conhecimento. Cada instituição de ensino pode escolher a melhor forma de abordar o tema e, para ajudar gestores e professores, apresentamos algumas dicas para colocar em prática a sustentabilidade em sua escola:
— Captação de água da chuva para limpeza de quintais, calçadas e áreas externas;
— Estabelecer pontos de coleta de resíduos recicláveis;
— Compostagem de resíduos orgânicos;
— Criação de horta e envolvimento dos alunos na sua manutenção;
— Criar ações de integração entre os alunos para incentivar o senso de coletividade;
— Desenvolvimento de um sistema de reciclagem de resíduos.
Para além destas ações, existem inúmeras formas que podem ser realizadas para que os estudantes, educadores e comunidade escolar desenvolvam consciência sustentável e contribuam para um mundo melhor. Você pode utilizar, por exemplo, o percurso do Edukatu sobre ODS para trabalhar o tema na sua escola.
Percurso: O que são ODS?
Conta pra gente aqui nos comentários se sua escola já aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e se existe algum projeto ligado à sustentabilidade! :)
Referências
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: UM DESAFIO A SER ALCANÇADO. Disponível em: https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3239.
Sustentabilidade, você faz, o planeta sente. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1924/sustentabilidade-voce-faz-o-planeta-sente#:~:text=Um%20dos%20preceitos%20b%C3%A1sicos%20da,no%20pa%C3%ADs%20e%20no%20mundo.
A importância de trabalhar sustentabilidade na escola. Disponível em: https://novosalunos.com.br/a-importancia-de-trabalhar-a-sustentabilidade-na-escola/#:~:text=Aprender%20mais%20sobre%20a%20sustentabilidade,jovens%20na%20forma%C3%A7%C3%A3o%20dessa%20atitude.
03/05/2022