O fato de a Terra ser muitas vezes referida como o "planeta azul" pode nos levar a pensar que a água é abundante, o que não é totalmente verdade. Apesar de seu grande volume total, apenas 2,5% da água é doce e quase dois terços dela não está imediatamente disponível para nós.

Além disso, consumimos muito mais água do que o necessário para satisfazer nossas necessidades diárias. No caso do Brasil, um brasileiro consome, em média, 152 litros por dia, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 50 a 100 litros. Isso em um país onde 35 milhões de pessoas (16% da população) não têm acesso à água potável e de qualidade.

Segundo a pesquisa do Instituto Trata Brasil (2022) sobre perdas da água potável, o volume de água perdida nos sistemas de distribuição no Brasil equivale a 7,8 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçada diariamente ou mais de sete vezes o volume do Sistema Cantareira – maior conjunto de reservatórios para abastecimento do Estado de São Paulo.

O consumo exagerado, aliado a fatores como perdas e desperdícios nos sistemas de distribuição de água e uso industrial da água, é um dos motivos do desequilíbrio no acesso à água tratada por toda a população. Todos desempenham um papel importante na proteção desse recurso natural. Afinal, consumimos água o tempo todo, tanto no chamado consumo direto (ou consumo doméstico) como no consumo indireto, por meio dos produtos e serviços que compramos, durante seu processo produtivo.

Precisamos repensar nossos hábitos para identificar em quais atividades estamos desperdiçando esse recurso finito e essencial para todos nós. Será no banho? Na hora de lavar a varanda ou o quintal? Ou durante o preparo dos alimentos?

Pequenas mudanças nos hábitos de consumo podem contribuir muito para a disponibilidade hídrica, principalmente se adotadas por várias pessoas por um longo período de tempo.

Confira abaixo algumas dicas!

Como consumir a água de forma consciente?

1) Feche a torneira ao escovar os dentes
Os poucos minutos necessários para escovar os dentes podem representar um gasto enorme de água se considerarmos que escovamos os dentes de 2 a 3 vezes por dia, durante toda a nossa vida. Ou, uma dica ainda melhor: Utilize um copo com água: ele pode ser usado para umedecer a escova antes e para enxaguar a boca após a escovação.

2) Lave a louça usando somente a água necessária
Lavar as louças sujas após as refeições é uma tarefa que faz parte do cotidiano de praticamente todas as residências com acesso a água limpa. E é possível realizá-la de maneira a consumir menos tempo e menos água — assim, ganham você e o meio ambiente.

Abra a torneira apenas para o enxágue: Use uma esponja molhada com detergente ou sabão para a lavagem e só use a água corrente na hora do enxágue.

Remova restos de alimentos sem uso de água: o próprio talher ou um guardanapo usado podem ser suficientes para retirar os restos de comida de pratos e panelas. Assim, você poupa água nessa tarefa.

3) Calcule o seu consumo de "água virtual"
Todos os produtos que consumimos passam por várias etapas antes de chegar às nossas casas: extração de matéria prima, fabricação, transporte, armazenamento e venda. Cada etapa gera impactos, como a emissão de gases de efeito estufa (GEE), e demanda o consumo de recursos naturais, como água.

Essa água é chamada de “água invisível”, “água virtual” ou, mais formalmente, pegada hídrica. Esse conceito envolve todo o volume de água utilizado e também poluído ao longo do ciclo de vida de bens e serviços, ou seja, em todas as etapas pelas quais passam antes e depois de chegarem até nós.

Não compre produtos desnecessários: reflita sobre uma compra antes de fazê-la. Pense se você realmente precisa de um novo item, se não pode consertar o que possui ou trocá-lo, pois toda vez que você deixa de comprar um novo produto, está poupando a água necessária para a sua fabricação.

Assim, quanto melhor for o aproveitamento desse recurso, em vez de ser enviado à rede de tratamento de esgoto, melhor para o meio ambiente, para a sociedade e para o nosso bolso.

++ PARA SABER MAIS

Percurso SOS Água

Percurso Água

Atividade: Economia de água, como medir?

Plano de Aula: Mapa da água

Plano de aula - Água: De onde vem? Para onde vai?

Texto de apoio I - Percurso Água: Água, recurso escasso ou abundante?

Texto de apoio II - Percurso Água: Economia no dia a dia

Texto de apoio III - Percurso Água: Água virtual

Pesquisa Perdas da Água: Trata Brasil

Referências

Primeiros Passos: Água. Disponível em: https://passos.akatu.org.br/agua/.

Use água com consciência. Disponível em: https://akatu.org.br/dica/use-agua-com-consciencia-2/.

Água - consumo consciente. Disponível em: https://akatu.org.br/agua-consumo-consciente/.

02/06/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012