Desde a Revolução Industrial, as atividades humanas têm emitido cada vez mais gases de efeito estufa. Esse excesso de emissões na atmosfera torna a camada de ozônio mais espessa e capaz de reter mais calor, levando a um aumento da temperatura média da superfície da Terra - ou seja, o famoso aquecimento global.

Nós, e todas as criaturas que habitam o nosso planeta, experimentamos uma mudança no estado do nosso clima: a chamada crise climática. Enfrentar a crise climática é uma questão urgente. O impacto do aquecimento global no planeta, e obviamente em todos os seres vivos que o habitam, vai muito além do aumento da temperatura: representa um risco para a manutenção da vida na Terra.

Para a saúde humana, por exemplo, a crise climática pode significar um aumento de infecções, problemas de saúde mental, agravamento de doenças respiratórias e lesões no local de trabalho. Atividades como pesca, pecuária e agricultura estão ameaçadas devido ao clima imprevisível, o que pode levar à escassez de água e alimentos e à volatilidade dos preços. Sem falar no alto risco de perda de espécies vegetais e animais, algumas já ameaçadas de extinção e outras nem sequer catalogadas.

Cada um de nós deve se ver como parte do todo, porque a grande mudança coletiva vem dos indivíduos. Lembre-se sempre de que as ações de uma pessoa podem ser inspiração e modelos para a família, amigos e comunidade, promovendo mudanças positivas em grande escala.

Ao adotar hábitos de consumo consciente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e outros impactos negativos, os indivíduos podem ajudar a mudar a situação atual. Ou, ainda mais longe: passar a exercer sua influência multiplicadora no combate à crise climática.

Proteger o meio ambiente é importante!

No Brasil, o desmatamento e as queimadas na Amazônia e no Cerrado foram responsáveis ??pelo aumento de 9,5% das emissões de gases de efeito estufa do país em 2020. Portanto, proteger o meio ambiente está se tornando cada vez mais importante.

Apoiar ONGs e projetos de reflorestamento, pedir a governos e empresas ações efetivas no uso da terra e até mesmo cuidar de uma pequena horta em nossa casa são atitudes que ajudam a minimizar os problemas ambientais.

Referências

Crise Climática. Disponível em: https://passos.akatu.org.br/crise-climatica/.

Vamos refletir sobre a Crise Climática?. Disponível em: https://akatu.org.br/vamos-refletir-sobre-a-crise-climatica/#:~:text=%E2%80%9CAs%20mudan%C3%A7as%20clim%C3%A1ticas%20%E2%80%93%20%C3%A0s%20quais,as%20emiss%C3%B5es%20podem%20se%20recuperar.

Na contramão do mundo, o Brasil aumentou as emissões em plena pandemia. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/614109-na-contramao-do-mundo-brasil-aumentou-emissoes-em-plena-pandemia.

Eu Cuido do Clima e você?. Disponível em: https://akatu.org.br/eu-cuido-do-clima-e-voce/.

09/06/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012