Em 1972, na Conferência das Nações Unidas em Estocolmo, o mundo reconheceu a importância de proteger o meio ambiente. Este encontro histórico colocou firmemente a proteção ambiental como prioridade para governos, sociedade civil, empresas e formuladores de políticas, reconhecendo a interdependência entre o planeta, o bem-estar humano e o crescimento econômico.

Cinquenta anos depois, a conferência Estocolmo+50,realizada em junho de 2022, marcou o aniversário e buscou refletir sobre meio século de ação ambiental global e perspectivas futuras. Estocolmo +50 representou um marco em nossa jornada coletiva em direção a um planeta sustentável. Ele ofereceu uma oportunidade para refletir, celebrar e construir 50 anos de ação ambiental.

A conferência foi organizada em torno de sessões plenárias, três diálogos de liderança e eventos paralelos com foco na importância do multilateralismo na abordagem da tripla crise planetária, e foi convocado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Estocolmo, Suécia, em 02 e 03 de junho de 2022.

O evento celebrou o 50º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, que contou com a participação de cerca de 122 países e tornou o meio ambiente uma questão global urgente. Os participantes adotaram uma série de princípios sobre o meio ambiente, incluindo a Declaração de Estocolmo e o Plano de Ação para o Meio Ambiente Humano. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente é o resultado dessa reunião, por exemplo. Agora, 50 anos depois daquela reunião de Estocolmo, o mundo enfrenta crise climática, poluição e resíduos e outros males planetários que afetam a prosperidade e o bem-estar atuais e futuros. É preciso relembrar a importância de preservar a saúde humana, a prosperidade, a igualdade e a paz, que foi ameaçada pela ocorrência da pandemia COVID-19 – que também ameaça a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Conferência Internacional “Estocolmo+50: um planeta saudável para a prosperidade de todos e todas — nossa responsabilidade, nossa oportunidade” é um marco importante para reviver o multilateralismo e fortalecer a solidariedade global. Sem dúvidas, mais do que nunca, é a hora de ação e engajamento corajosos, reconhecendo e enfatizando a necessidade de alianças internacionais, reciprocidade e diversidade. Também é a hora de todas as partes encontrarem seu lugar no sistema global, colaborarem, abraçarem novas ideias e assumirem responsabilidade compartilhada por um futuro melhor em um planeta saudável, onde todes possam prosperar.

Referências

Estocolmo +50 apresenta sugestões de mobilizações por pauta ambiental. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/176473-reuniao-preparativa-para-estocolmo50-apresenta-sugestoes-de-mobilizacoes-por-pauta-ambiental.

Estocolmo +50. Disponível em: https://www.unep.org/pt-br/events/unep-event/estocolmo50.

13/06/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012