Fauna é o termo em que os animais são denominados no ambiente enquanto a flora está relacionada à vegetação. Ambos os termos são classificados de acordo com o ambiente em que se encontram. Em outras palavras, plantas e animais são determinados pelas características de cada ambiente. Um exemplo é dizer que a flora e a fauna de um lugar são ricas em biodiversidade porque o lugar apresenta uma variedade de espécies animais e vegetais.

A flora está diretamente relacionada à fauna. Ambos os termos estão relacionados à natureza e são importantes tanto para a ecologia quanto para a vida biológica. Pelas razões acima, é impossível definir os elementos que compõem uma flora que funcione para todos. As características mutáveis ??dos biomas tornam a flora e a fauna desses locais bem divididas. Dentre algumas das floras mais exploradas do Brasil, podemos citar a Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. Dentre os biomas apresentados, a vegetação mais comum é: Pau-brasil, begônias, sálvia, bromélias, seringueiras, pau-rosa, cactos, etc.

A comunidade pode e deve ser ativa na preservação da biodiversidade. São inúmeras as ações que todes podem fazer para contribuir, como fechar a torneira enquanto escovam os dentes para economizar água. Outros pontos importantes são a economia de energia, estar atento(a) ao consumo de plástico e ao uso do carro. Diante disso, é necessário que os temas de conscientização e importância da biodiversidade estejam inseridos em debates e mobilizações diárias. O desrespeito à biodiversidade provoca consequências inesperadas e até desconhecidas e, com a a diminuição dos impactos negativos das atividades humanas,a biodiversidade aflora em um ambiente mais sustentável e saudável.

A importância de conservar

A importância de proteger esse conjunto está diretamente relacionada ao equilíbrio ecológico. Indiscutivelmente, se a flora de um ambiente é devastada, a flora local é prejudicada. Outro fator que pode ser destacado no que diz respeito à relevância do foco na flora é a fauna. No caso, a flora representa todos os tipos de vegetação. Como tal, inclui árvores e é o lar de muitos animais. Então, ao prejudicar a flora, o dano também se reflete na fauna. Este fato é confirmado pelo número de animais que morreram devido à destruição de seu habitat natural. Por isso, cada vez mais, a importância da consciência sobre conservação e reflorestamento.

Referências

Preservando a fauna e a flora brasileiras. Disponível em: https://biomania.com.br/artigo/preservando-a-fauna-e-a-flora-brasileiras.

Painel de conservação brasileira. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/painel-de-conservacao-da-fauna-brasileira.

Flora. Disponível em: https://agro20.com.br/flora/.

23/06/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

3 Comentários

Thumb_sq_default

Anna Luiza Pereira

Bom

1
0
quase 2 anos

Thumb_sq_default

Gleiciane

Sim concerteza

1
0
mais de 1 ano

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Seguimos juntas, educadoras!

0
0
mais de 1 ano

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012