A Agenda 2030 contém uma declaração, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, além de seções sobre meios de implementação e parcerias globais e uma estrutura de monitoramento e revisão.

Em setembro de 2015, os países-membros da ONU adotaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável'', que se baseia em cinco eixos de ação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parceria.

Sobre os 5Ps

Pessoas – Acabar com a pobreza e a fome generalizadas e garantir dignidade e igualdade para todos em um ambiente saudável.

Prosperidade – Assegurar que todos possam desfrutar de uma vida próspera e plena realização pessoal, e assegurar que o progresso econômico, social e tecnológico conviva em harmonia com a natureza.

Paz – Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estejam livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem a paz.

Parcerias – Mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável, com um espírito de solidariedade concentrada nas necessidades das pessoas mais vulneráveis.

Planeta – Proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre a mudança climática.

Os ODS possuem como finalidade erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões e fortalecer a paz universal. É uma proposta para todos: as pessoas, o planeta e a prosperidade. Para contemplar as cinco áreas de importância crucial para a humanidade e o planeta, foram construídos outros objetivos e o lema é que todos podem colaborar.

Com isso, foram estabelecidos três objetivos no Plano de Ação para Integrar o Voluntariado na Agenda 2030 para aprofundar a integração do voluntariado no desenvolvimento sustentável:

1) “fortalecer a apropriação das pessoas pela agenda de desenvolvimento;
2) integrar o voluntariado em estratégias de implementação nacionais e globais;
3) medir o voluntariado para contribuir para uma compreensão holística do envolvimento das pessoas na implementação dos ODS.”

Existem muitas formas de estar presente e contribuir para essa agenda por meio da responsabilidade social, veja abaixo a lista de sugestões para colocar em prática:

— Reduza o desperdício de alimentos;
— Economize energia elétrica;
— Compre só o necessário;
— Apoie instituições que atuem no combate a crise climática;
— Participe, se possível, de campanhas e mobilizações a favor do meio ambiente sustentável.

Se você já conhecia os 5Ps, conta aqui pra gente nos comentários :)

++ PARA SABER MAIS
ONU: Desenvolvimento Sustentável
Vídeo: Introdução aos 05Ps

Referências

Os 5Ps da Sustentabilidade. Disponível em: https://movimentoods.org.br/os-5-ps-da-sustentabilidade/.

05 dimensões dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: http://www.redesparaodesenvolvimento.org/pt/noticia/5dimensoesods

30/06/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012