A revolução agrícola permitiu alimentar mais pessoas, entretanto, continua tendo diversos impactos nas florestas, na vida selvagem, na água e também no clima. Esses impactos ambientais negativos estão por trás de várias crises globais, incluindo a crise climática e de biodiversidade, e têm capacidade de interferir na nossa vida no planeta Terra.

Nossas escolhas alimentares estão entre as ações individuais mais significativas em termos de impactos sobre o meio ambiente, a sociedade, a economia e nosso estilo de vida. A produção mundial de alimentos é responsável por 27% das emissões de gases de efeito estufa e por 70% do total de água consumida. E, ao longo da cadeia produtiva, ocorrem muitas perdas e desperdícios. Ou seja, alimentos que ainda têm valor e poderiam saciar quem passa fome acabam sendo jogados “fora”, e são encaminhados para aterros e lixões. A decomposição dos alimentos gera gás metano, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 28% dos alimentos que chegam às casas na América Latina são desperdiçados. Especificamente no Brasil, cada pessoa desperdiça, em média, 41,6 kg de alimentos por ano.

Transformar essa situação é urgente. De um lado, é preciso investirem sistemas alimentares inteligentes, que aumentem a eficiência do uso dos recursos naturais e reduzam as perdas e desperdícios. Do outro, necessita-se da adoção de hábitos de consumo consciente por parte de cada um de nós, em atividades diárias, como ir à feira e preparar o almoço, em que temos o poder de transformação individual, social e ambiental.

Por isso, cada vez mais, são necessárias pequenas ações do dia a dia que fazem a diferença. Veja algumas possibilidades:

— Faça uma lista antes de ir à feira ou ao supermercado;
— Armazene corretamente alimentos;
— Apoie restaurantes e mercados que combatem o desperdício;
— Prefira alimentos da estação e produzidos localmente.

Com pequenas mudanças de comportamento que evitam desperdícios de alimentos, podemos contribuir para um futuro melhor e influenciar outras pessoas a fazerem o mesmo. Quais dicas você daria para outras pessoas mudarem os hábitos diários com relação aos alimentos? Coloca aqui nos comentários. :)

Referências

Alimentos. Disponível em: https://passos.akatu.org.br/alimentos/.

12/07/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012