A revolução agrícola permitiu alimentar mais pessoas, entretanto, continua tendo diversos impactos nas florestas, na vida selvagem, na água e também no clima. Esses impactos ambientais negativos estão por trás de várias crises globais, incluindo a crise climática e de biodiversidade, e têm capacidade de interferir na nossa vida no planeta Terra.
Nossas escolhas alimentares estão entre as ações individuais mais significativas em termos de impactos sobre o meio ambiente, a sociedade, a economia e nosso estilo de vida.
A produção mundial de alimentos é responsável por 27% das emissões de gases de efeito estufa e por 70% do total de água consumida. E, ao longo da cadeia produtiva, ocorrem muitas perdas e desperdícios. Ou seja, alimentos que ainda têm valor e poderiam saciar quem passa fome acabam sendo jogados “fora”, e são encaminhados para aterros e lixões. A decomposição dos alimentos gera gás metano, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 28% dos alimentos que chegam às casas na América Latina são desperdiçados. Especificamente no Brasil, cada pessoa desperdiça, em média, 41,6 kg de alimentos por ano.
Transformar essa situação é urgente. De um lado, é preciso investirem sistemas alimentares inteligentes, que aumentem a eficiência do uso dos recursos naturais e reduzam as perdas e desperdícios. Do outro, necessita-se da adoção de hábitos de consumo consciente por parte de cada um de nós, em atividades diárias, como ir à feira e preparar o almoço, em que temos o poder de transformação individual, social e ambiental.
Por isso, cada vez mais, são necessárias pequenas ações do dia a dia que fazem a diferença. Veja algumas possibilidades:
— Faça uma lista antes de ir à feira ou ao supermercado;
— Armazene corretamente alimentos;
— Apoie restaurantes e mercados que combatem o desperdício;
— Prefira alimentos da estação e produzidos localmente.
Com pequenas mudanças de comportamento que evitam desperdícios de alimentos, podemos contribuir para um futuro melhor e influenciar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Quais dicas você daria para outras pessoas mudarem os hábitos diários com relação aos alimentos? Coloca aqui nos comentários. :)
Referências
Alimentos. Disponível em: https://passos.akatu.org.br/alimentos/.
12/07/2022