Por Ecofalante

A cada ano, o Panorama Internacional Contemporâneo da Mostra Ecofalante traz os mais novos filmes dos principais festivais de cinema e documentário do mundo. Na 11ª edição do festival, que será realizada em formato híbrido entre os dias 27 de julho e 17 de agosto, o programa terá 45 produções, sendo 31 inéditas no Brasil, contando com representantes de 29 países.

Dentro do Panorama, nossa curadoria organiza os filmes em eixos a partir de suas temáticas em comum. Esses eixos, além de facilitarem a orientação do público, serão pautas de debates com convidados durante a Mostra. Nesta edição, a programação estará dividida em 6 temáticas: Ativismo, Biodiversidade, Economia, Emergência Climática, Povos&Lugares e Trabalho. O programa conta ainda com sessões especiais sobre as temáticas “Sociedade e racismo estrutural” e “Sociedade e redes”.

Confira abaixo parte da lista completa dos filmes que serão exibidos no Panorama Internacional Contemporâneo:

“As Sementes de Vandana Shiva“

Ativismo
**“As Formigas e o Gafanhoto” (“The Ants and the Grasshopper”, Malawi, 2021, 76 min) – Raj Patel e Zak Piper

Sinopse: Anita Chitaya tem um dom: ela sabe produzir comida abundante a partir de um solo morto, consegue fazer os homens lutarem pela igualdade de gênero e pode acabar com a fome infantil em sua aldeia no Malawi, na África. Agora, para salvar sua região do clima extremo, ela enfrenta seu maior desafio: convencer os norte-americanos de que a mudança climática é real. Em sua jornada do Malawi à Califórnia, com uma passagem pela Casa Branca, ela experimenta em primeira mão a desigualdade racial e de gênero, conhece céticos do clima e agricultores desesperados. *Exibido no IDFA-Amsterdã, Sheffield DocFest (Reino Unido) e Festival Wild & Scenic (EUA).

“As Sementes de Vandana Shiva” (“The Seeds of Vandana Shiva”, EUA/Austrália, 2021, 88 min) – Camilla Becket e James Becket
Sinopse: Como a filha obstinada de um conservador florestal do Himalaia se tornou o pior pesadelo da Monsanto? O filme conta a história de vida notável da ecoativista gandhiana Dra. Vandana Shiva, revelando como ela enfrentou os Golias corporativos da agricultura industrial, ganhou destaque nos movimentos de economia de sementes e alimentos orgânicos e está inspirando uma cruzada internacional transformadora. *Exibido no Festival de Sydney.

“Até o Fim” (“To the End”, EUA, 2022, 103 min) – Rachel Lears
Sinopse: Enfrentar a crise climática é uma questão de coragem política, e o tempo está correndo. Ao longo de três anos de turbulência e crise, quatro notáveis ??jovens mulheres lutam por um Green New Deal e iniciam uma mudança histórica na política climática dos Estados Unidos. *Exibido no CPH:DOX (Dinamarca) e Festival de Cleveland (EUA).

“Escrevendo Com Fogo” (“Writing with Fire”, Índia, 2021, 93 min) – Rintu Thomas e Sushmit Ghosh
Sinopse: Em um cenário de notícias caótico e dominado majoritariamente por homens, surge o primeiro e único jornal diário da Índia dirigido por mulheres. Equipadas com smartphones, a editora-chefe e repórter Meera e suas jornalistas quebram tradições, seja na linha de frente da cobertura dos maiores problemas do país ou dentro de suas casas, redefinindo seus papéis naquela sociedade. *Vencedor do prêmio do público e prêmio especial do júri no Festival de Sundance; melhor documentário no Festival de São Francisco; prêmio especial do júri no Festival de Seattle; prêmio do público no Festival de Yamagata (Japão); exibido nos festivais IDFA-Amsterdã, CPH:DOX (Dinamarca) e Hot Docs (Canadá).

Para saber mais sobre quais são os outros filmes do festival, clique aqui.

Confira também o Instagram da Mostra Ecofalante.

13/07/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

1 Comentário

Thumb_sq_default

Mailza

Interessante

0
0
mais de 1 ano

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012