A biodiversidade que existe na Terra hoje é composta por milhões de formas de vida e espécies diferentes, produto de 4 bilhões de anos de evolução. O crescente interesse entre cientistas, ambientalistas e formuladores de políticas no planeta e a surpreendente complexidade da vida tornaram o termo "biodiversidade" popular recentemente.

Em 1985, o termo foi usado pela primeira vez, mas foi um simpósio em 1986, em que o ??livro “Biodiversidade”, editado e posteriormente publicado pelo biólogo Edward O. Wilson, que abriu caminhos para este conceito se consolidar. Este descreve a abundância e a variedade da natureza. Plantas, animais e microrganismos fornecem alimentos, medicamentos e também a maioria das matérias-primas industriais para consumo humano.

Para entender o que é biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis distintos: todas as formas de vida e os genes contidos em cada indivíduo e as inter-relações ou ecossistemas em que a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras espécies. A biodiversidade está em toda parte: no meio de um deserto, em uma tundra congelada ou em fontes de água sulfurosa. A diversidade genética permite que a vida nas mais diversas regiões do planeta se adapte. Por exemplo, as plantas estão na base dos ecossistemas e, como florescem mais densamente em regiões úmidas e quentes, a maior diversidade delas é encontrada nos trópicos, como é o caso da Amazônia e sua vegetação especial.

Não se sabe quantas espécies vegetais e animais existem no mundo. As estimativas variam entre 10 e 50 milhões, mas, até agora, os cientistas classificaram e deram nome a somente 1,5 milhão de espécies.

Entre os especialistas, o Brasil é considerado o país da megadiversidade já que aproximadamente 20% das espécies conhecidas no planeta estão aqui. É bastante divulgado, por exemplo, o potencial terapêutico das plantas da Amazônia.

A importância de preservar

A biodiversidade é importante em vários aspectos ambientais, sociais, econômicos e culturais. Ela determina muitos de nossos alimentos, matérias-primas disponíveis, produção de energia e outros aspectos que afetam diretamente a economia, a sociedade e a cultura humana. Mas, sobretudo, a biodiversidade garante o equilíbrio ambiental necessário à vida na Terra e esta é tão sutil que a extinção de um único organismo pode desencadear um grande desequilíbrio ecológico.

No Brasil, a floresta amazônica de maior biodiversidade do mundo foi severamente afetada pelo avanço brutal do desmatamento. De agosto de 2019 a abril de 2020, os alertas de desmatamento indicaram uma perda de 5.483 quilômetros quadrados de floresta. Para proteger a biodiversidade, devemos combater suas principais ameaças. Adotar o consumo consciente e estimular a economia circular são ações que impactam positivamente o mundo e protegem a biodiversidade.

Referências

O que é biodiversidade? Conceitos: biodiversidade. Disponível em: https://www.wwf.org.br/nossosconteudos/educacaoambiental/conceitos/biodiversidade/.

O que é biodiversidade e entenda a importância de preservar a natureza. Disponível em: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/o-que-e-biodiversidade-entenda-a-importancia-de-preservar-a-natureza/

14/07/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

1 Comentário

Thumb_sq_default

Mailza

A biodiversidade gera vidas

0
0
mais de 1 ano

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012