No dia 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia. A data comemora a criação da Província Amazônica em 1850 por Dom Pedro II. Atualmente, também é usado para lembrar as pessoas da importância de proteger a nossa floresta.

A floresta amazônica está localizada na região norte da América do Sul, com uma área de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados que abrange nove países, sendo que a maior parte (63%) está localizada no Brasil. A região contém ? (20%) da água doce do mundo. O rio Amazonas é o mais importante da região, considerado o maior rio do mundo e que fornece água para centenas de outros rios.

Além disso, há nove estados na Amazônia brasileira: Amazonas, Roraima, Pará, Acre, Amapá, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. O clima da região tem duas estações: inverno (quente e chuvoso) e verão (quente e seco).

Apesar de sua imensurável importância ambiental para o planeta - como habitat para inúmeras espécies animais, vegetais e arbóreas, e como fonte de alimentos, matérias-primas, medicinais e minerais - a Amazônia tem sido ameaçada por inúmeras atividades predatórias, incluindo extração de madeira, mineração, obras de infraestrutura e conversão de florestas em pastagens e áreas agrícolas.

A floresta amazônica é rica em biodiversidade. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a área é considerada a maior reserva de madeira tropical do mundo. A Amazônia também abriga uma variedade de animais, incluindo pássaros, onças, macacos, botos e tartarugas. Açaí, cupuaçu e palmito são produtos com a cara da Amazônia, junto com Tacacá e Pato no Tucupi que representam a culinária local. Por fim, a capital mais populosa da região é Manaus, com mais de 2 milhões de habitantes.

Dentre os biomas brasileiros, a Amazônia possui a maior extensão de área protegida. No total, são 314 Unidades de Conservação (UCs), entre federal, estadual e alguns municípios, abrangendo mais de 1 milhão de quilômetros quadrados ou 26% da área total da Amazônia brasileira. Entre os muitos desafios que se colocam às UCs no país, estão a sustentabilidade financeira da região e a manutenção do sistema no atual contexto político e econômico.

Uma das maneiras de contribuir para a conservação da Amazônia, é adotar uma postura de hábitos sustentáveis pelo consumo consciente. Por exemplo, antes de comprar papel ou madeira, procurar pelas certificações que atestam a sustentabilidade, ou seja, repensar no processo de produção, compra, uso e descarte desses produtos. Além disso, escolher empresas que trabalhem pelo desenvolvimento sustentável da região é essencial.

Caracterizados como "guardiões da floresta", é por meio da preservação dos povos indígenas que houve uma redução de 66% nos níveis de desmatamento nas reservas que estão sob propriedade e proteção desses povos, entre 1982 e 2016. Eles representam uma luta muito importante quando se trata da Amazônia, visto que atuam diretamente a favor dos seus direitos e dos direitos das terras.

Por fim, todos podem contribuir pela preservação do bioma através de outras mudanças de hábitos e apoiar movimentos ligados aos povos indígenas locais. Muitas organizações têm lutado pela manutenção, preservação e pela busca de um ganho focado no meio ambiente. Toda ação faz diferença!

Referências

Dia da Amazônia: preservação da floresta. Disponível em: https://akatu.org.br/dia-da-amazonia-preservacao-floresta/

05 de setembro: Dia da Amazônia. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/dia_da_amazonia/.

Dia da Amazônia e a luta da preservação da maior floresta tropical do mundo. Disponível em: https://canaltech.com.br/meio-ambiente/dia-da-amazonia-e-a-luta-pela-preservacao-da-maior-floresta-tropical-do-mundo-194843/.

Povos indígenas e a floresta: por que essa relação é tão importante?. Disponível em: https://www.fundobrasil.org.br/blog/povos-indigenas-e-a-floresta-por-que-essa-relacao-e-tao-importante/.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

13 Comentários

10 comentários anteriores
Thumb_sq_screenshot_20220816-203620

Vanessa

Iniciando o Curso Edukatu com muito entusiasmo! Sigamos em frente rumo a novos aprendizados!

3
0
mais de 1 ano

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Que legal, Vanessa! Conte com a gente :)

2
0
mais de 1 ano

Thumb_sq_img-20220830-wa0016

Dilza

ESTOU OTIMISTA DEMAI!!!

1
0
mais de 1 ano

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012