A reciclagem ocorre de diversas formas dependendo do tipo de material e existem diferenças que são importantes para compreender todo o processo. Por exemplo, você sabe a diferença entre reciclado e reciclável? Reciclado é quando um produto utiliza como matéria prima um material que passou pelo processo de reciclagem, ou seja, na sua composição possui um material que foi coletado e remanufaturado para se tornar um novo item. Já reciclável é o caso de um produto que tem as propriedades para ser reciclado e se tornar um novo item posteriormente.

Entretanto, a reciclagem é só o último passo no ciclo do consumo, pois, antes disso, podemos agir diretamente para reduzir a quantidade de resíduos gerados. Pratique os 4 Rs da sustentabilidade!

Repense: Você realmente precisa comprar um novo produto? Existe a possibilidade de pegar emprestado, trocar ou usar/consertar/atualizar o que você já tem? Evite impulsos momentâneos ou se deixar levar por propagandas. Valorize o que é realmente essencial. E, se for comprar, questione se a marca escolhida está alinhada com o cuidado com as questões socioambientais, com a logística reversa e a economia circular.

Reduza: Evite o excesso e o consequente desperdício. Vale para comidas – o desperdício residencial de alimentos no Brasil ultrapassa 12,5 milhões de toneladas ao ano, segundo o UNEP – e para todo tipo de material. Planeje suas compras. Diminua o uso de itens de uso único, evite impressões desnecessárias, prefira produtos concentrados e em embalagens menores ou reutilizáveis, e use os produtos até o fim de sua vida útil.

Reutilize: Se possível, dê novas funções para materiais e embalagens ociosas antes de pensar no descarte. Use a criatividade: potes de vidro podem servir para armazenar pequenos objetos, garrafas PET podem virar brinquedos, aquela toalha velha pode virar pano de chão. E lembre-se que um objeto que você não precisa mais pode ser útil para outra pessoa.

Recicle: Só depois de conjugar esses outros três verbos é que podemos planejar o descarte adequado de materiais e objetos para viabilizar a reciclagem do que é possível. Outra dica importante antes de chegarmos nessa etapa é colocar em prática as 6 Perguntas do Consumo Consciente.

Confira quais hábitos mais sustentáveis podem ser incluídos no seu dia a dia:

Adote sacolas retornáveis: estas podem ser reutilizadas muitas vezes e ajudam a evitar sacolas de uso único.

Compre a granel: Produtos a granel são mais baratos e geralmente menos processados. Podem ajudar bastante a reduzir o desperdício (de alimentos e de embalagens). Além de comprar a quantidade que você precisa, você também pode usar sua própria embalagem reutilizável.

Prefira produtos com apenas o necessário de embalagem: Fique atento(a) aos rótulos, pois algumas empresas comunicam no próprio produto quando há redução na embalagem, algo a ser considerado no momento da compra. Outra opção são os produtos concentrados ou por refil, itens de limpeza e de higiene concentrados que cumprem a mesma função dos diluídos e têm a vantagem de possuir embalagens menores. Opções em refil também vêm em embalagens menores ou que utilizam menos matérias-primas.

Privilegie os produtos duráveis: Opte por copo, garrafa d’água, talheres e canudos duráveis.

Repense na hora do descarte: Antes da troca ou descarte de produtos, considere reparar ou consertar.

Agora conta pra gente aqui nos comentários ou no Blog da Rede, se você já realizou mudanças de hábitos com relação aos 4Rs :)

Para saber mais

De onde vem? Para onde vai?

Referências

Plásticos que duram poucos minutos e incomodam por séculos. Disponível em: https://akatu.org.br/folha-de-s-paulo-plasticos-que-duram-poucos-minutos-e-incomodam-por-seculos/

Recicle suas ideias. Disponível em: https://akatu.org.br/recicle-suas-ideias/.

Panorama dos resíduos sólidos no Brasil. Disponível em: https://abrelpe.org.br/panorama/.

21/09/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012