O Instituto Akatu, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), promoveu as primeiras turmas do curso “Educação Ambiental na perspectiva da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. A formação ocorreu na modalidade à distância entre agosto e setembro de 2022 e, ao todo, 210 educadores e educadoras foram sensibilizados(as) e mobilizados(as).
O curso visa contribuir com a formação continuada de profissionais da educação da rede municipal para abordar a temática de desenvolvimento sustentável e sua relação com o consumo consciente, orientando a aplicação de atividades em sala de aula e também capacitando-os no uso das tecnologias educacionais para aplicação das atividades e implementação de projetos escolares que contemplem as diretrizes da Educação Ambiental do Currículo da Cidade.
Por meio do nosso programa de aprendizagem Edukatu, foram oferecidos conteúdos e atividades práticas sobre as temáticas, por meio do percurso de aprendizagem O que são ODS?. Dentro do percurso, os(as) educadores e educadoras poderão encontrar materiais diversos para desenvolver junto às turmas: planos de aula, vídeos, imagens, infográficos, etc. Em cada plano, existe um foco temático, que o(a) professor(a) poderá selecionar para abordar com os(as) estudantes.
IMAGEM 1: Encontro online da formação sobre Agenda 2030 e ODS.
A professora Gisele Praxedes da escola EMEI Vila Natal de São Paulo realizou as atividades com seus estudantes da educação infantil. Com atividades sobre alimentação saudável relacionadas ao ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável, ela desenvolveu dinâmicas sobre a diferença entre alimentos naturais e industrializados para uma reflexão sobre benefícios e malefícios de cada um. Relatou que as crianças são grandes questionadoras e altruístas, já apresentando novas escolhas na hora de consumir alimentos, incluindo, menos desperdício na hora do lanche escolar. A educadora infantil conta: “Os alunos estão se alimentando muito melhor. Já plantamos e colhemos [alimentos] na escola e os alunos querem cada vez mais. Trabalhei esse processo de germinação, ter a própria horta e foquei na importância da alimentação saudável.”
Além disso, sobre o curso, comenta que achou as atividades muito coesas com o Currículo da Cidade e os ODS, com uma proposta estruturada para trabalhar as temáticas com os estudantes. Quanto à formação online, complementa: “Gostei muito da forma como o curso foi conduzido, também das trocas com os professores que já desenvolviam trabalhos em suas escolas, isso contribuiu para o desenvolvimento do meu projeto. Foi essencial aprender com o trabalho de outros professores.”
No caso da professora Isabel Dalinajara, também da educação infantil da EMEI Vila Natal, foi trabalhado o tema de alimentação saudável com outras turmas, levando a reflexão para o contexto escolar. Segundo a educadora, por meio das atividades desenvolvidas, ela pediu que as crianças separassem alimentos saudáveis que gostam (frutas, legumes, etc.) e alimentos industrializados que gostam na cartolina. Ela conta que viu o interesse dos estudantes na temática geral e que eles querem explorar mais sobre os alimentos.
A professora Janine Silva, da EMEF Rodrigues de Carvalho, comentou: “Só começar a discutir o tema já é um passo importante. Tem que ser persistente. Mesmo que exista resistência, é preciso insistir em debater a temática. A gente está plantando a semente e os alunos estão refletindo e se alertando sobre os hábitos, como o descarte do papel desnecessariamente. Contribui muito. Aos poucos, a gente vai internalizando que é responsabilidade de todos.”
Agora, entre outubro e novembro, novas turmas da mesma formação estão sendo promovidas junto a novos interessados. Os educadores e educadoras de São Paulo deste bloco também farão atividades assíncronas para desenvolver projetos em suas respectivas escolas para trabalhar o consumo consciente e ODS por meio de conceitos e práticas mobilizadoras.
11/10/2022