No último mês de setembro, o Edukatu promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Marechal Deodoro e com o apoio da Braskem, encontros para a sensibilização e mobilização dos(as) educadores(as) e estudantes da educação infantil sobre consumo consciente, gestão adequada dos resíduos (sobretudo plástico) e alimentação saudável.

Nos dias 20 e 21 de setembro de 2022, a formação acerca do tema central contou com 04 turmas de educadores(as), totalizando 83 participantes. Os(as) participantes que concluírem as atividades propostas e enviarem o relatório final de atividades receberão um certificado com carga horária equivalente ao perfil de atuação, emitido pelo Instituto Akatu e validado pela Secretaria Municipal de Educação de Marechal Deodoro.

Além disso, em parceria com o NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Marechal Deodoro), 27 jovens do município fizeram, com o apoio do Akatu, uma ação porta a porta junto à comunidade, incentivando a adesão à coleta seletiva e ressaltando a importância da separação e destinação adequada dos resíduos.

Após a ação presencial, os adolescentes se mobilizaram durante todo o mês de outubro por meio de uma campanha digital, utilizando as redes sociais para sensibilizar outros moradores do município com atitudes motivadoras, convidando-os a colocarem em prática cada um dos 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar). No instagram do NUCA, você pode conferir o depoimento da estudante Júlia Gomides Campos, aqui, que relata: “Foi muito divertido, uma experiência muito boa. A gente se divertiu, a gente interagiu.”

Imagem 1: Estudantes do NUCA realizando ação na cidade.

Na mesma semana, também aconteceu o evento Diálogos Braskem de Sustentabilidade com a participação de cerca de 70 pessoas. A mesa redonda, promovida com o intuito de dialogar com a comunidade sobre a questão de resíduos na região, contou com a participação de Régia Melo, Analista de Relações Institucionais da Braskem em Alagoas, do professor e representante do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Fabiano Duarte Machado e de Lisânia Pereira da Silva Pascoal, que é presidente do Instituto Mandaver. Também participaram deste bate-papo Ludgero de Barros, Diretor de licenciamento da Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Deodoro, e Mayris do Nascimento Carvalho que é representante do Negócio de Impacto Socioambiental Nosso Mangue.

O tema do encontro foi a gestão de resíduos em Marechal e a explanação dos projetos socioambientais que estão em andamento na região, com reflexões acerca do envolvimento da Secretaria de Meio Ambiente, do terceiro setor e das instituições de ensino no que diz respeito às questões ambientais da região.

Imagem 2: Evento Diálogos Braskem em Marechal Deodoro (AL).

Ações como essas destacam a necessidade de debater cada vez mais sobre a temática para, assim, fortalecer a prática de novos hábitos ligados ao consumo consciente, gestão de resíduos e a adoção de estilos de vidas mais sustentáveis e, por meio desse trabalho construtivo, dialógico e com responsabilidade compartilhada, avançar na sustentabilidade da vida do planeta.

Lembrando que para os(as) educadores(as) de Marechal, existem tarefas a serem cumpridas: (1) Cadastro no Edukatu; (2) Realizar atividades junto às turmas e (3) Responder e enviar o relatório final até novembro deste ano. Para mais informações e detalhes, acesse aqui.

09/11/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012