Os meios de comunicação, como jornais, computadores, televisão, desempenham uma função educativa. Por outro lado, os processos educacionais também têm função comunicativa. É considerado Educomunicação a inter-relação entre comunicação e educação, que propõe processos criativos, críticos, orientados no diálogo, na cidadania e na solidariedade.

O termo Educomunicação, mesmo sendo relativamente novo, já possui um histórico vinculado a muitas práticas. Segundo Ismar de Oliveira Soares, a palavra começou a ser usada na década de 1980, como sinônimo de media education. A partir desse ponto, algumas organizações começaram a elaborar novas metodologias de ensino sobre comunicação, focadas no protagonismo dos educandos, superando práticas passivas.

A Educomunicação possui relação com o campo da Educação Ambiental no que diz a perspectiva de comunicação popular educativa, autônoma e democrática. Políticas de comunicação ambiental baseadas em princípios de democratização e inclusão, estímulo à autonomia e emancipação, considera os direitos amplos de comunicação, o que significa não apenas poder acessar informações e produtos culturais, mediatizados ou não, mas também participar da criação e gestão dos meios de comunicação.

Do ponto de vista da Educomunicação, é necessário promover a popularização do uso dos meios a partir de experiências de aprendizagem dialógica e interativa entre alunos, educadores, pesquisadores e cientistas da comunicação e outros profissionais, tanto em espaços educativos formais como não formais.

Então, o que é Educomunicação Socioambiental?

A Educomunicação ambiental ou socioambiental é uma expressão nova que surgiu no campo da Educação Ambiental nos últimos anos, referindo-se a um conjunto de ações e valores correspondentes à dimensão pedagógica do processo de comunicação ambiental, marcado pelo diálogo, participação e coletividade. Desse modo, a dimensão pedagógica está centrada no 'como' gerar novos conhecimentos e saberes e no 'o que' se aprende na produção cultural, na interação social e com a natureza.

Nos últimos anos, a comunicação tem se concentrado, ainda mais, no desenvolvimento sustentável. No caso, existe o direito à informação como ponto importante para o empoderamento de atores sociais, mas não é somente isso. O estímulo à ação torna-se essencial para que de fato, novos hábitos e novas participações sociais dos indivíduos ocorram a favor do meio ambiente.

Cada vez mais, construir um sistema comunicativo aberto nas escolas, dialogar com empresas jovens e grêmios estudantis é parte da estratégia da Educom no âmbito socioambiental. Essa estratégia não acontece sozinha, ela exige conexão. Assim, as políticas públicas não são mais feitas para a sociedade, mas sim na sociedade e com participação de todos.

Para saber mais

Guia prático em Educomunicação Socioambiental

Referências

DE OLIVEIRA SOARES, Ismar. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: Contribuições para a reforma de Ensino Médio. Editora Paulinas, 2012.

DE OLIVEIRA SOARES, Ismar; VIANA, Claudemir; PRANDINI, Paola Diniz. EDUCOMUNICAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

SILVEIRA, Erick Gomes da; SILVA, Maria Alice Menezes da. COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NA PERSPECTIVA DA EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL. Salão de Extensão (17.: 2016: Porto Alegre, RS). Caderno de resumos. Porto Alegre: UFRGS/PROREXT, 2016., 2016.

23/11/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

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