Em tudo que compramos, desde alimentos,roupas e até aparelhos eletrônicos, há um consumo de água que muitas vezes fica “escondido” e pode não estar visível em sua embalagem, aparência ou conteúdo. Essa água “escondida” é a chamada água virtual, que muitas vezes é utilizada em quantidades muito maiores do que o necessário, e também deve ser considerada na hora de escolher pelo consumo de determinados produtos.

Seu uso ocorre durante a fase de produção, desde a água da chuva necessária para o crescimento das hortaliças até a água utilizada no processamento e industrialização de um item. A fração de água virtual, mesmo “invisível”, costuma ser muito maior que a fração de água presente no produto final.

Para produzir um litro de leite, por exemplo, são necessários cerca de mil litros de água, segundo a organização internacional Water Footprint Network (Rede de Pegada Hídrica, tradução livre). Alguns produtos comumente usados ??têm pegadas hídricas relativamente grandes em comparação com o volume e a composição do produto final.

Pegada hídrica é um indicador do volume de água doce gasto na produção de bens e serviços. A utilização da água virtual aliada a outros fatores, como a quantidade de água utilizada diretamente no produto, o tipo de fonte hídrica, o momento de seu uso e o local, podem nos dar a pegada hídrica do produto, ou seja, uma análise mais ampla de seu impacto. A disponibilidade ou escassez de água em um ecossistema também pode afetar o cálculo da pegada hídrica de um produto de consumo produzido em um determinado local, que pode variar de acordo com a região. Seguem alguns exemplos de itens com grande pegada hídrica:

Imagem 1: Consumo de água de produtos. Autoria própria, Edukatu.

Você já parou para pensar na água usada para produzir todas as suas roupas e acessórios? Por exemplo, um simples jeans consome em média 10.850 litros de água para ser produzido, o que é suficiente para abastecer o consumo residencial de uma pessoa por mais de três meses. Essa quantidade considera desde a água usada para irrigar as plantas de algodão (o material usado para fazer tecidos) até a água usada para fazer roupas.

Usar a água de forma mais eficiente por meio da melhora nos processos de produção é um dever e interesse das empresas e dos diferentes atores da sociedade. É também o papel dos governos elaborar políticas públicas para evitar desperdícios de água e garantir a preservação dos mananciais. E, além disso, cada pessoa podem fazer a sua parte buscando consumir apenas o necessário, evitando o desperdício desse recurso tão fundamental!

Veja algumas dicas que podem ajudar a evitar o gasto desta “água invisível”:

– Antes de fazer qualquer compra, reflita sobre a necessidade de adquirir um novo item. Pense se você não pode pegar o item emprestado, comprar o produto usado (e mais barato!) ou fazer uma troca com outra pessoa. Com isso, você evita o impacto negativo da produção de novos itens (e economiza dinheiro).
– Promova uma feira de trocas com os amigos e familiares; inúmeros artigos como roupas, acessórios, bijuterias, livros, entre outros, podem ser reaproveitados e ganhar uma nova vida nas mãos de outra pessoa.
– Dê preferência aos itens duráveis do que os descartáveis.
– Produtos concentrados, como de higiene ou limpeza, utilizam menos água em sua produção e transporte; por isso, devem ser preferidos em relação aos produtos diluídos.
– Dê preferência aos alimentos produzidos próximos ao local onde você mora e compre aqueles que são da estação, pois isso fará com que durem mais e não haja desperdício.

Para saber mais

Percurso Água

Percurso SOS Água

Vídeo | Consciente coletivo: água

Referências

Você já ouviu falar em água virtual?. Disponível em: https://akatu.org.br/voce-ja-ouviu-falar-em-agua-virtual/.

Água invisível: tudo o que é produzido gasta recursos naturais que você não vê. Disponível em: https://akatu.org.br/agua-invisivel-tudo-o-que-e-produzido-gasta-recursos-naturais-que-voce-nao-ve/.

29/11/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012