No Oriente Médio, principalmente na China, a compostagem é utilizada há séculos. No Ocidente, tornou-se conhecido em 1920 a partir dos primeiros experimentos de Sir Albert Howard. O inglês Howard é considerado um dos promotores da compostagem caseira na província indiana de Indore, onde experimentou resíduos de uma única natureza e concluiu que era necessário misturar diferentes tipos.

Também na Europa, essa técnica foi utilizada nos séculos XVIII e XIX pelos agricultores, que embarcavam seus produtos para as cidades em desenvolvimento e, em troca, devolviam os resíduos sólidos urbanos das cidades para suas terras, utilizando-os como corretivos orgânicos, a partir do solo. Como resultado, os resíduos poderiam ser quase totalmente reciclados por meio de compostagem e agricultura.

A compostagem é um processo natural no qual microrganismos, como fungos e bactérias, são responsáveis por degradar determinados tipos de resíduos, convertendo-os em húmus, um material rico em nutrientes e fértil. Quando usada corretamente, a composteira doméstica não atrai insetos nem cria odores e, além de reduzir o impacto ambiental dos resíduos que geramos, pode até produzir adubo para iniciar uma horta em casa.

Para montar uma composteira em casa é muito simples. A Composta São Paulo é uma iniciativa urbana que ensina passo a passo como montar uma composteira caseira. Já a Morada da Floresta, por outro lado, é bastante conhecida na área e oferece oficinas, cursos e eventos relacionados à compostagem para todos que desejam entender melhor o processo de compostagem.

Mudar hábitos pode ser um desafio, mas vale a pena. A adoção de um estilo de vida mais sustentável é um processo gradual que envolve pequenas mudanças nas atividades diárias da família. Repensar e reduzir a geração de resíduos é um dos passos importantes para essa mudança.

Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos 2021, divulgado pela Abrelpe, o Brasil contabilizou 27,7 milhões de toneladas anuais de resíduos recicláveis que ocuparam espaço em aterros sanitários e contribuíram para a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, mais da metade são resíduos orgânicos, constituídos principalmente por restos de alimentos. No nosso dia a dia, esse tipo de descarte pode parecer pouco significativo, mas você já se perguntou quanto resíduo orgânico sua casa produz ao longo do tempo e o que acontece com ele quando é descartado? Por isso, é imprescindível adotar hábitos sustentáveis no que diz aos resíduos orgânicos.

Por que é importante adotar esta prática?

– Reaproveitamento de matéria orgânica e redução do desperdício;
– Produção de adubo caseiro rico em nutrientes para enriquecer o solo e a reter a umidade em hortas, plantas e jardins;
– Redução do volume de resíduos enviado a aterros e lixões ou despejados na natureza;
– Redução das emissões de gás metano resultante do descarte de matéria orgânica em aterros, lixões ou na natureza;
– Redução de emissões de gás carbono e economia aos municípios nos custos de transporte e no funcionamento dos aterros sanitários;
– Redução de doenças e pragas que se proliferam com o descarte irregular de lixo orgânico.

>> Como fazer uma composteira caseira?

Que tal produzir uma composteira caseira? Quer aprender? Confira aqui esse passo a passo, publicado no site do Instituto Akatu.

PARA SABER MAIS

Plano de Aula: Compostagem

Cartilha auxilia na criação e na manutenção de hortas urbanas orgânicas

Referências

Compostagem: um hábito simples com grande impacto ambiental positivo. Disponível em: https://akatu.org.br/compostagem-um-habito-simples-com-grande-impacto-ambiental-positivo/.

UOL Ecoa: O que é compostagem e qual sua importância para o meio ambiente?. Disponível em: https://akatu.org.br/uol-ecoa-o-que-e-compostagem-e-qual-sua-importancia-para-o-meio-ambiente/.

Ecoa: Sua composteira está com mau cheiro? Saiba o que você está fazendo errado!. Disponível em: https://akatu.org.br/ecoa-sua-composteira-esta-com-mau-cheiro-saiba-o-que-voce-esta-fazendo-errado/.

13/12/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012