Os impactos negativos ao meio ambiente estão cada vez mais presentes e perceptíveis em nosso dia a dia, desde mudanças climáticas, redução da biodiversidade, poluição até a diminuição dos mananciais. Cada vez mais torna-se necessário abordar a consciência coletiva ambiental e social nos diferentes espaços para que novos hábitos sejam colocados em prática, a favor do meio ambiente.

Ao tratar de consciência coletiva, a compreensão acerca do meio ambiente em sua totalidade é primordial para um primeiro passo. Nesse caso, ser consciente é compreender a interdependência coletiva para a permanência da vida no planeta, ou seja, é uma responsabilidade compartilhada de todos.

Para além dessa consciência, que pode ser iniciada com pequenas mudanças de perspectivas no cotidiano, a ação frequente é de extrema importância para que as transformações positivas aconteçam de fato. Com isso, buscar informações, debater sobre o tema e estimular a exemplaridade por meio da prática podem ser grandes aliados rumo ao consumo consciente e um estilo de vida mais sustentável.

Como incentivar a consciência coletiva e ambiental?

Abordar o tema em sala de aula e em outros espaços educativos é uma boa alternativa, principalmente porque são espaços de grande influência nas formações dos indivíduos. No ambiente escolar, dentro da vertente Educação Ambiental, é possível falar sobre consciência coletiva e sua relevância para o meio social em diferentes disciplinas e de modo transversal. Nesse caso, o envolvimento dos diferentes integrantes da escola colabora para que o tema se expanda para outras questões ambientais e de forma contínua na escola.

A utilização de tecnologias educativas é importante nesse processo. Como exemplo, as metodologias ativas auxiliam em diálogos sobre o tema com o objetivo de estimular a aprendizagem ativa, protagonista e autônoma. Assim, os(as) estudantes entendem que suas ações fazem a diferença e que é preciso estar atento(a) às questões ambientais. Outra possibilidade é fazer uso de podcasts, filmes e vídeos como pontapés iniciais para a discussão da temática, levando-os às necessidades do espaço escolar dentro do tema, a fim de consolidar projetos escolares futuros e contínuos. Dentro dessa perspectiva, a nossa dica de hoje é a série Consciente Coletivo.

A série “Consciente Coletivo”

Em 10 episódios, a série Consciente Coletivo, parceria entre o Instituto Akatu, Canal Futura e a HP do Brasil, traz reflexões, de forma simples e divertida, sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo de hoje. Entre os assuntos estão sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo de água e energia, estilo de vida, entre outros, que permeiam o universo da consciência ambiental. Você pode utilizá-los em sala de aula com os estudantes para tratar da temática. Confira abaixo alguns dos episódios:

Consciente Coletivo 01/10 - Origem do que consumimos


Consciente Coletivo 02/10 - Clima


Consciente Coletivo 03/10 - Papel


Os demais episódios você pode encontrar no canal do Youtube do Instituto Akatu, aqui. Também fica a dica para conhecer mais os nossos vídeos por lá. Aproveite e se inscreva. Depois, conta para a gente aqui nos comentários o que achou da série e como você utilizaria em sala de aula! :)

Referências

Consciente Coletivo: A origem do que consumimos. Disponível em: https://akatu.org.br/consciente-coletivo-origem-que-consumimos/. Acesso em: 02 de fevereiro de 2023.

Educação ambiental, interdisciplinaridade e consumo consciente: possíveis encontros. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/47/educacao-ambiental-interdisciplinaridade-e-consumo-consciente-possiveis-encontros. Acesso em: 02 de fevereiro de 2023.

08/02/2023

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012