Em 2022, a geração de energias de fontes renováveis no Brasil bateu recordes, chegando a 92% e quase 62 mil megawatts médios por mês, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Com as chuvas que ocorreram no ano, houve uma contribuição para o aumento (17,1%) na produção das hidrelétricas para 48 mil MW médios.

Com esse cenário favorável, abordar o tema de energia nas escolas com os estudantes é uma ótima estratégia para estimular a mudança rumo à sustentabilidade e ao consumo consciente. Por isso, a #dicadomoderador de hoje se relaciona com trabalhar a temática em sala de aula com os seguintes materiais online:

(1) Percurso Energia Todo Dia

Aqui no Edukatu você encontra o percurso Energia Todo Dia. Você sabia que a energia que usamos todos os dias também é gerada a partir de recursos naturais, muitas vezes não renováveis? E que é preciso consumi-la com mais consciência para ter um estilo de vida mais sustentável? Isso não quer dizer desligar todos os eletrônicos que já são parte de nossa vida, mas sim usá-los com mais eficiência e consciência. Vamos descobrir como fazer isso juntos? Lembrando que para ter acesso ao percurso, é preciso ter cadastro na plataforma.

(2) Materiais Canal Futura sobre Energias Renováveis

Já pensou em ter uma biblioteca com materiais sobre Energias Renováveis que podem ser utilizados como base para abordar o tema na escola? Você encontra nesse link aqui.

(3) Vídeos para crianças sobre tipos de Energia

O canal do Youtube Smile and Learn traz vídeos com diversas temáticas ligadas à sustentabilidade. Os vídeos Tipos de energia para crianças e Energias renováveis e energias não renováveis podem ser usados em sala.

(4) Materiais sobre BNCC e energia

No site da Nova Escola, você pode encontrar possibilidades entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Energia, compreendendo como e o que trabalhar o tema com diferentes segmentos (Anos Iniciais e Finais). Você pode conferir aqui.

(5) Consciente Coletivo: Energia

Em 10 episódios, a série Consciente Coletivo, parceria entre o Instituto Akatu, Canal Futura e a HP do Brasil, traz reflexões, de forma simples e divertida, sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo de hoje. Entre os assuntos estão sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo de água e energia. O vídeo sobre Energia, você pode acessar aqui.

Ainda, se você é professor(a) da rede pública em alguma das seguintes cidades do Rio Grande do Sul: Vacaria, Monte Alegre dos Campos, Jaquirana, Nova Bassano, Bom Jesus e São Francisco de Paula, a equipe do Akatu, em parceria com Elera, vai realizar formações online em abril e maio sobre energia limpas nas escolas. Caso você queira fazer parte, por favor, envie uma mensagem para (19) 98131-4789 ou edukatu@akatu.org.br

Referências

Brasil bate recorde em geração de energia renovável. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-02/brasil-bate-recorde-em-geracao-de-energia-renovavel. Acesso em: 05 de abril de 2023.

11/04/2023

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012