Aquilo que chamamos de “lixo” e nos apressamos para “jogar fora” merece uma atenção especial por parte de cada um de nós. Pois na verdade são resíduos orgânicos (como restos de comida e plantas) e secos (plástico, metal, vidro, papel, entre outros) que devem ser destinados adequadamente para serem bem aproveitados e assim terem o melhor impacto possível. Se esse processo não for criterioso, o ecossistema é prejudicado, já que os resíduos descartados incorretamente podem contaminar solo, água e oceanos.

A Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) destaca que o lixo doméstico precisa ser separado para que haja uma destinação adequada. Além disso, a queima dos resíduos a céu aberto é crime ambiental, resultando em sanções ao infrator. A Lei de Crimes Ambientais (Lei n°9605/1998) também define que toda e qualquer poluição gerada que provoque danos ao meio ambiente, a saúde humana, a morte de animais ou a destruição da flora implica em reclusão de um a quatro anos, além de multa.

A prática de queimar lixo, ainda tão comum, precisa ser repensada e debatida. Novos padrões de consumo e estilos de vida precisam ser incluídos em nosso dia a dia. Não pense, portanto, que os cuidados com o seu “lixo” são dispensáveis. Sabemos que não há como consumir sem gerar resíduos, mas é possível adotar hábitos de consumo consciente para gerar menos resíduos e fazer a destinação adequada tanto dos orgânicos quanto dos secos.

Os caminhos são muitos. E, felizmente, pequenas mudanças de comportamento de consumo resultam em grande contribuição para reduzir a geração de resíduos e melhorar a gestão daqueles que são gerados, principalmente se adotadas por um longo período de tempo ou várias pessoas.

Então, nesse caso, como colocar em prática hábitos mais sustentáveis?

– Prefira produtos com menos embalagens;
– Se possível, opte por produtos com embalagens reutilizáveis. Ou, se não for possível, escolha embalagens recicláveis, biodegradáveis e/ou compostáveis;
– Separe corretamente os resíduos;
– Destine corretamente seus resíduos secos (recicláveis);
– Busque denunciar os atos de queima de lixo para que os crimes ambientais sejam registrados. Assim, é possível colaborar no controle e preservação ambiental. Pesquise como funciona em sua cidade.

Além disso, como trabalhar o tema dos resíduos em sala de aula?

Uma possibilidade é utilizar nossos percursos de aprendizagens Do Plástico ao Plástico, Avaliação do Ciclo de Vida e Turma que Recicla. Dentro de cada temática, você irá encontrar uma trilha de atividades a serem desenvolvidas online ou presenciais com os(as) estudantes. E é claro, abordar o tema, buscando relacionar com a importância de combater a queima do lixo.

Uma outra dica é conhecer os Primeiros Passos, criado pelo Instituto Akatu. Lá, você poderá encontrar, passo a passo, como colocar pequenas ações no dia a dia que fazem a diferença. Confira aqui.

Comente aqui embaixo o que acha dessa temática, como ocorrem as queimas de lixo na sua cidade e se já trabalhou o tema com os estudantes antes :)

Referências

Queimar lixo é proibido e faz mal à saúde e ao meio ambiente. Disponível em: https://www.cajati.sp.gov.br/noticia/3213/queimar-lixo-e-proibido-e-faz-mal-a-saude-e-ao-meio-ambiente/#:~:text=A%20fuma%C3%A7a%20gerada%20pela%20queima,alimentos%20que%20consumimos%E2%80%9D%2C%20alerta. Acesso em: 08/05/2023.

Primeiros Passos: Resíduos. Disponível em: https://passos.akatu.org.br/residuos/. Acesso em: 08/05/2023.

11/05/2023

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

6 Comentários

3 comentários anteriores
Thumb_sq_default

ANA

Concordo. Texto muito esclarecedor.

1
0
10 meses

Thumb_sq_default

Sílvia

Próximo a escola onde trabalho, constantemente temos queima de lixo, precisamos conscientizar essa população dos ricos que isso acomete.

1
0
10 meses

Thumb_sq_whatsapp_image_2023-04-18_at_08.53.06

Vania

Assunto muito importante para ser trabalhado em sala de aula. O professor mediador de uma educação prática e sustentável. A queima de lixo e um grande problema, seria necessário que todos tivessem acesso à essas informações. Cabe à escola levar esse conhecimento aos alunos e os mesmos multiplicarem seus ensinamentos a comunidade onde vivem. Agradeço por ter conhecido a Edukatu, com tantos projetos e ações para nossa=o planeta Terra. Todos nós agradecemos!!!!!

1
0
8 meses

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012