ESG é uma sigla que se refere a três perspectivas usadas para avaliar a sustentabilidade e o impacto social de um investimento de uma empresa: Environmental (Ambiental), Social e Governance (Governança). Mas o que isso quer dizer?

Criada em 2004 pelo Pacto Global da ONU e Banco Mundial, a sigla carrega consigo a importância de integrar aspectos ambientais, sociais e de governança no mercado privado. As empresas estão se esforçando para melhorar suas práticas nessas áreas, incluindo questões como emissões de gases de efeito estufa, diversidade e inclusão, e transparência nas operações e políticas corporativas.

Ao falar do aspecto ambiental (Environmental), tal pilar envolve ações alinhadas à sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. As empresas devem estar atentas à crise climática, poluição do ar e da água, dentre outros temas. Algumas empresas já adotaram veículos a gás ou elétrico para transporte de produtos, o que colabora para a diminuição da concentração de CO2 na atmosfera, por exemplo. Ou ainda, a confecção de produtos a partir de materiais reutilizados, como embalagens de shampoos, o que é uma realidade em crescimento no Brasil. Apesar de ser um importante avanço, muitas outras ações podem ser colocadas em prática.

Quanto ao Social, este representa ações promovidas por empresas voltadas às comunidades e público externos e/ou internos. Promover um espaço que foque em boas práticas e relações saudáveis entra nesse pilar. Além disso, respeitar as leis vigentes e estimular a segurança física e emocional também faz parte. O respeito, a inclusão e a diversidade são necessários para promover um ambiente mais dialógico e construtivo, voltado para ações culturais que garantam o bem estar social dos indivíduos.

A governança (Governance) apresenta as possibilidades de diretrizes, regras, normas e processos que guiam a empresa em suas relações internas e externas. Como exemplo, políticas anticorrupção, dispositivo de prevenção a fraudes, transparência e integridade são ações que colaboram para uma boa governança.

Diante disso, ESG é um compromisso de todos os envolvidos, sejam empresas grandes ou pequenas. Não deve ser apenas um indicador, mas sim uma forma de agir, uma cultura organizacional. Incluir metas a serem alcançadas dentro do tema pode ajudar no processo de estruturação, e também é importante que não aconteçam resistências em abordar ou colocar em prática a sustentabilidade.

O que uma empresa precisa observar para implementar ESG?

— Esclarecer o propósito da empresa e como a sua atuação causa impacto positivo na sociedade;

— Desenvolver o levantamento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em todos os níveis e definir metas de redução alinhadas com as melhores práticas;

— Estimular um relacionamento dialógico com clientes, fornecedores e a comunidade para mapear as dores de cada um e como elas se relacionam com a atuação da companhia;

— Implementar políticas de governança e transparência claras e objetivas.

E, nós, consumidores e consumidoras, o que podemos fazer no nosso dia a dia a favor da sustentabilidade?

Como consumidores, nós podemos ajudar para uma sociedade mais sustentável de diversos modos. É possível colaborar por meio da implementação do ESG (Ambiental, Social e de Governança). Confira:

Pesquisar e escolher empresas comprometidas com ESG: Busque priorizar empresas que tenham políticas e práticas estruturadas em relação ao meio ambiente, responsabilidade social e governança.

Fazer escolhas pautadas no consumo consciente: Opte, quando possível, por produtos e serviços que tenham menor impacto negativo ambiental e que sejam produzidos de forma ética e responsável.

Apoiar iniciativas de responsabilidade social: Dê suporte a organizações e empresas, quando possível, que estejam comprometidas com projetos de responsabilidade social e ambiental.

Ao adotar essas práticas como consumidor(a), nós podemos contribuir significativamente para promover a adoção de princípios de ESG e ajudar a impulsionar uma mudança positiva no mundo empresarial e na sociedade como um todo.

Referências

O que é ESG, a sigla que virou sinônimo de sustentabilidade. Disponível em: https://exame.com/esg/o-que-e-esg-a-sigla-que-virou-sinonimo-de-sustentabilidade/.

ESG: O que é e a importância para as empresas. Disponível em: https://credcarbo.com/carbono/esg-o-que-e-e-a-importancia-para-as-empresas/.

O que são as práticas de ESG?. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-que-sao-as-praticas-de-esg,66c7e3ac39f52810VgnVCM100000d701210aRCRD.

09/05/2024

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012