Imagem: Instituto Akatu (Instagram)

Momento histórico: em novembro estivemos em Paris, na sede da UNESCO, para recebermos o Prêmio UNESCO/Japão em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, um dos mais importantes reconhecimentos globais para iniciativas que usam a educação como motor de transformação social, ambiental e econômica.

Criado em 2014 e concedido a cada dois anos, o prêmio reconhece projetos com alto potencial inovador, impacto comprovado e capacidade de engajar comunidades inteiras em soluções sustentáveis. Em 2025, foram 120 nomeações feitas por países e organizações de todo o mundo e apenas três iniciativas foram selecionadas por um júri internacional independente, sendo uma delas o programa Edukatu do Instituto Akatu.

Para você ter ideia do que isso representa, apenas 24 iniciativas foram premiadas até hoje, sendo o Instituto Akatu a segunda organização brasileira já reconhecida.

O Edukatu, plataforma interativa de educação para o consumo consciente criada e mantida pelo Akatu desde 2013, reúne números importantes, como: alcance de mais de 9 mil escolas em todo o país, mais de 19 mil educadores, e mais de 670 mil de estudantes envolvidos em desafios, trilhas e ações práticas em educação para o desenvolvimento sustentável, para escolas em regiões de baixa conectividade e alta vulnerabilidade social.

Este reconhecimento internacional consolida o que o Akatu vem construindo há mais de duas décadas: referência nacional em educação para a sustentabilidade, consumo consciente e transformação de hábitos.

Além do Akatu, as organizações Pro Eco Azuero do Panamá e La Culture Au Cœur du Développement de Benin, também foram laureadas.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012