Por meio do Teste do Consumo Consciente (TCC) do Instituto Akatu, que conta agora com uma nova plataforma, qualquer pessoa pode avaliar seu grau de assimilação do consumo consciente. “Conhecer o seu nível de consciência com relação aos atos de consumo é o primeiro passo de cada pessoa para a mudança de comportamento em favor do consumo consciente e de estilos mais sustentáveis de vida. A nova plataforma do TCC entrega às pessoas informações sobre o seu grau de consciência e aponta caminhos para a transformação de hábitos no sentido de um presente e um futuro mais sustentáveis”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

COMO FUNCIONA A NOVA PLATAFORMA DO TCC?

O usuário se cadastra e responde a perguntas simples sobre comportamentos e valores relacionados ao processo de consumo. Finalizada esta etapa, o usuário acessa um relatório comparativo, em que consegue visualizar sua posição na escala do Akatu (se é um consumidor indiferente, iniciante, engajado ou consciente), sua posição em relação aos demais brasileiros e em quais categorias suas práticas de consumo já são mais conscientes. O usuário ainda tem contato com dicas mobilizadoras que mostram impactos de consumo.

COMO O PROFESSOR PODE UTILIZAR O TCC?

Além de realizar o teste para saber em qual perfil de consumidor ele se encontra, o professor também pode adaptar algumas perguntas para usá-las com seus alunos. Outra possibilidade é utilizar as dicas e demais informações fornecidas pelo teste, como ideias para enriquecer atividades e criar novas propostas, ou simplesmente como fonte de pesquisa. Não se esqueça de compartilhar no Edukatu o que você produzir a partir do TCC. Assim, outros professores poderão aproveitar suas ideias, o que acha disso?

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

15 Comentários

12 comentários anteriores
Thumb_sq_default

Leonardo

oi laura

0
3
mais de 9 anos

Thumb_sq_default

Nicolly

oooi

0
3
mais de 9 anos

Thumb_sq_default

alessandra

eu acho que sou uma consumidora consiente.

5
0
mais de 9 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012