Crédito: Divulgação

Por Instituto Akatu

A Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc, vai lançar oficialmente o seu site: www.rebrinc.com.br no dia 20 de novembro, data em que serão celebrados os 25 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança. A ideia é reunir, articular e mobilizar pais, mães, educadores e profissionais de diversas áreas na defesa dos direitos de crianças e adolescentes diante das relações com o consumo. Neste sentido, o site vai trazer notícias, artigos, entrevistas, campanhas, publicações e vídeos sobre os temas infância e consumo. O site será um espaço para troca de experiências e para a promoção de um novo olhar sobre a cultura do consumo, além de outras questões relacionadas à infância e à adolescência. Além disso, os interessados também poderão contribuir enviando sugestões e conteúdos para o site que, assim como Rebrinc, é construído de forma coletiva.

Criada em junho de 2013, a Rebrinc é uma rede horizontal e colaborativa que reúne, virtual e presencialmente, pessoas físicas, instituições e movimentos de todas as regiões do país em defesa dos direitos de crianças e adolescentes diante das relações com o consumo. O Instituto Akatu faz parte da rede. Entre as pautas da rede estão publicidade abusiva, obesidade infantil, adultização da infância, erotização precoce, estímulo à violência e distorção de valores.

A rede também planeja e executa ações em diferentes segmentos, da educação à sustentabilidade, com foco em políticas públicas para a promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Neste sentido, incentiva práticas, simples e inovadoras, como feiras de troca de brinquedos e ocupação de espaços públicos e debates sobre conteúdo da mídia, publicidade infantil e alimentação saudável. Essas ações vêm sendo idealizadas por um grupo de 50 profissionais, de diferentes áreas e regiões do país, que se reúne periodicamente para alinhavar e refletir sobre a atuação da rede. Alguns destes membros são também representantes das cerca de 30 instituições e movimentos brasileiros que já aderiram à Rebrinc.

Além do Instituto Akatu também estão na lista: Aliança pela Infância, Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre, Colégio Marista Dom Silvério de Belo Horizonte, Movimento Infância Livre de Consumismo – Milc, Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Rondônia), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec, Instituto 5 Elementos, Movimento Consciência e Consumo, Rede Nacional Primeira Infância e Instituto Alana.

Mais informações pelo e-mail contato@rebrinc.com.br, no Facebook.com/redebrasileirainfanciaeconsumo ou no site www.rebrinc.com.br.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

9 Comentários

6 comentários anteriores
Thumb_sq_default

alessandra

é muito legal reutilizar as coisas e melhorar o mundo.

1
0
mais de 9 anos

Thumb_sq_gabriel

gabriel

salve!!!!1[

0
1
mais de 9 anos

Thumb_sq_default

alessandra

e ajudando o meio ambiente nós se beneficiado.

3
0
mais de 9 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012