26
Jan/15

No dia 9 de setembro de 2014, a E.M.E.F. Vinte e Cinco de Julho, situada em Campo Bom (RS) foi contemplada com uma oficina, produção de uma videorreportagem sobre o trabalho realizado e três tablets. A instituição de ensino conquistou, com o projeto Eco Web, o primeiro lugar no desafio “De Onde Vêm as Coisas?” – promovido pelo Edukatu, iniciativa do Instituto Akatu em correalização com a Braskem.

“A premiação com uma oficina na escola vencedora reforça a importância das ações presenciais realizadas pela rede do Edukatu”, afirma Silvia Sá, Gerente de Educação do Instituto Akatu, comentando que as atividades on-line e off-line são complementares. Na oficina, 200 estudantes de 9 a 15 anos participaram de dinâmicas incluindo o jogo da Carta da Terra, as Seis Perguntas do Consumo Consciente, entre outros temas.

A crença de que os alunos precisam vivenciar e aprender a resolver problemas reais, como os causados pela época de enchentes ou pelo período de seca, incentivaram o desenvolvimento do projeto vencedor, o Eco Web. Por uma campanha organizada para mobilizar a comunidade, foram distribuídas mudas de árvores para plantio na ciclovia de um bairro próximo à escola e ímãs de geladeira com lembretes do dia da coleta de lixo seco.

O time que realizou o desafio convidou todas as escolas do município para participarem das ações. “Desde o início, a ideia foi associar as tecnologias da informação e da comunicação à sustentabilidade, para compartilhar ações e buscar novos olhares que levassem a refletir sobre a importância da preservação ambiental”, comemora Margarida Telles da Cruz, professora de Ciências da escola de Campo Bom.

Os alunos ainda foram convidados a analisar como seriam os objetos de seu cotidiano, se não fossem de plástico. “Seria muito mais difícil a vida sem o plástico. Poucas pessoas percebem, mas estão sempre utilizando o plástico no seu dia a dia”, contou Larissa Packs, aluna participante da equipe vencedora do desafio.

Além da escola gaúcha, duas outras instituições foram premiadas: E.E.E.F.M. Murilo Braga (RO) e Colégio Marista Nossa Senhora da Penha (ES), que recebem um tablet e uma máquina fotográfica, prêmios destinadas à segunda colocada, e um tablete para a terceira colocação.


24 Comentários

21 comentários anteriores
Thumb_sq_mcpedrinho-kit-de-pontos-ponto-mc-pedrinho-essa-mina-ela-_-doida

Matheus Thierry

Você kauan

2
1
mais de 1 ano

Thumb_sq_default

GUSTAVO

ai cleyton

1
1
mais de 1 ano

Thumb_sq_default

GUSTAVO

ai cleyton

1
1
mais de 1 ano

Filtre por Conteudo!

Post em destaque

Artistas do Plástico

A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da

Arquivo

2012