Carnaval em Olinda (PE). Crédito: Creative commons/Jan Ribeiro/ Prefeitura de Olinda

Primeiro feriado após a volta às aulas, o carnaval também pode ser o primeiro espaço para professores falarem sobre sustentabilidade e consumo consciente com seus alunos. A professora Rosiete Santos, da Escola Municipal Barão do Rio Branco, em Taquarana (AL) é uma das educadoras que já começou, em meio à folia, a realizar atividades lúdicas que envolvam estes temas.

Rosiete, que usa o Edukatu há seis meses, conta que uma semana antes da festa começou a “confeccionar com os alunos máscaras, pensar em fantasias e fazer confetes com jornais e revistas antigos”.

É no carnaval também que a sua escola aproveita para dar as boas-vindas aos alunos, com festas no período da manhã e da tarde. “Apesar das aulas começarem antes, é no carnaval que recebemos os alunos em ritmo de festa! E já trabalhamos com eles a ideia de brincarem com fantasias de material reciclado, além da importância de economizar água mesmo nestes dias de calor e festa”, explica Rosiete.

A professora, que costuma usar muitos dos vídeos do Edukatu em sala de aula, acredita que a descontração e o clima de brincadeira auxiliam na hora de começar a aproximar os alunos que nunca tiveram contato com o tema. “Serão dias de muitas brincadeiras em que os alunos perceberão como a sustentabilidade e o consumo consciente estão próximos do cotidiano: na reciclagem, no reaproveitamento, na economia de recursos e de jogar lixo no lixo”, afirma.

As dicas da professora Rosiete contribuem para que o carnaval se transforme em um espaço para a sustentabilidade e o consumo consciente. Vale também pensar em um cardápio saudável, que faça a diferença na hora de recarregar as energias para a próxima brincadeira. O plano de aula “Tempero e Arte” do Edukatu, disponível em bit.ly/tempero-arte, é uma opção de material de apoio para essa atividade com as crianças, pois conta com informações sobre alimentação mais saudável e sustentável, seus impactos e os resultados de cada escolha. E para aprofundar o assunto o percurso “Comer, Dividir e Brincar” do Edukatu está repleto de atividades, jogos, conteúdos inspiradores para professores e alunos.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

23 Comentários

20 comentários anteriores
Thumb_sq_img_20131225_235417

Marcelo

oi

0
1
aprox. 9 anos

Thumb_sq_default

ANA CArolina

oi

0
0
aprox. 9 anos

Thumb_sq_default

Pedro

RELOU

0
0
aprox. 9 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Artistas do Plástico

A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da

Arquivo

2012