6
Mar/15

Foto: vídeos da série Consciente Coletivo podem ser apresentados aos alunos

Como falar de consumo consciente em uma aula de Educação Física? Ou como levar para a sala um plano de aula que estimule a curiosidade dos estudantes? Estas respostas já foram encontradas pelos professores que utilizam o Edukatu.

Com apenas um ano e meio, a rede já foi utilizada por mais de 1.500 professores de todo o Brasil. “A plataforma traz diversas propostas para serem usadas em sala de aula e fora dela, nas saídas de campo, e por qualquer disciplina. O melhor é que as atividades podem facilmente serem adaptadas à realidade de cada escola. A ideia é incentivar professores a usarem estes temas em sala, a desenvolverem projetos e, ainda, conhecerem-se e trocarem experiências”, afirma Silvia Sá, gerente de educação do Instituto Akatu.

A série Consciente Coletivo é um dos materiais do Edukatu mais utilizados e elogiados pelos professores. O conteúdo, composto por uma cartilha e dez animações em vídeo, traz de forma simples e divertida reflexões sobre os problemas gerados pelo ritmo atual de produção e consumo. O professor José Marcos dos Santos, de Coruripe (AL), conta que desde que conheceu o Edukatu tem usado esse material em sala de aula. “O que me deixa encantado e me inspira ainda mais é a forma como são tratadas as questões envolvendo a natureza, consumo consciente e sustentabilidade”, comenta o professor. A atividade mais admirada pelos alunos de José foi o plano de aula Comer e aprender, com textos, jogos e sugestões para promover o debate sobre alimentação saudável. “Eles gostaram muito e se envolveram como nunca!”, comemora.

Esta também foi uma das atividades com que os alunos de Ana Carla Dávila, de Salvador (BA), mais se animaram. Para a professora é difícil apontar apenas um dos conteúdos do Edukatu como preferido pelos alunos porque em todas as atividades houve muita empolgação em realizá-las. “As atividades estavam todas ligadas a algum outro desafio como gincana ou competição. Da plataforma, gosto das dicas que busco adaptar às minhas aulas de educação física”, indica.

Já o professor Jades Daniel Nogalha, do Distrito Federal, relata que os alunos se dedicaram muito às sugestões do plano de aula O ciclo da água, que estimula a análise de aspectos relacionados a esse recurso. O professor e seus alunos montaram uma estrutura que permitia vivenciar o ciclo da água de forma prática e a refletir sobre o seu consumo. “No começo, eles não sabiam do que se tratava, mas se envolveram muito na hora da construção do terrário”, celebra o professor.

Atualmente, recursos educacionais que envolvam debates sobre a economia de água são os mais procurados pelos professores. Outra opção é a exibição em sala de aula do documentário Entre Rios, que pode fomentar um debate em sala de aula a partir de algumas questões, como: "Com que recursos hídricos conta a cidade onde você mora?”

CONHEÇA ALGUMAS ATIVIDADES DA REDE

• “Consciente Coletivo”, uma cartilha e uma série com dez animações com reflexões sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo de hoje: bit.ly/consciente-coletivo
• "Comer e aprender", com sugestões para promover o debate sobre alimentação saudável: bit.ly/comer-e-aprender
• "O ciclo da água", com sugestões para estimular a análise desse recurso e refletir sobre o seu consumo: bit.ly/ciclo-da-agua
• Documentário “Entre Rios”, para fomentar um debate sobre os rios do lugar em que cada um vive: bit.ly/doc-entre-rios

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

22 Comentários

19 comentários anteriores
Thumb_sq_default

Kevely

ta rindo do q menino

3
3
mais de 5 anos

Thumb_sq_default

renato

eae

0
1
mais de 5 anos

Thumb_sq_default

maria josiene

e interesante gostei

0
0
aprox. 5 anos

Filtre por Conteudo!

Post em destaque

Artistas do Plástico

A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da

Arquivo

2012