O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
Chegou a hora de comemorar e premiar as escolas Rede Sesi Bahia, unidade Itapagipe, de Salvador (BA) e o Colégio Cristo Rei, em Maceió (AL). As duas levaram o primeiro lugar em seus estados na última edição do desafio regional “A Natureza das Coisas”, promovido pelo Edukatu.
O desafio incentivou professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas destas regiões a desenvolverem projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida dos produtos e colocá-los em prática por meio de um dos percursos do Circuito Natureza da plataforma. No dia da premiação, as escolas ganharam uma oficina lúdica sobre temáticas relacionadas ao consumo consciente.
O professor que deu o primeiro passo e levou o desafio para a Rede Sesi Bahia foi Alexinaldo Lima Santos. Com seus alunos, criou a equipe “Consumo consciente, descarte eficiente” que desenvolveu um dos projetos premiados sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos secos e das sobras orgânicas.
Já o primeiro lugar em Alagoas foi para a professora Maria Walkíria Cardoso, da equipe “Um olhar midiático para a questão da água”, que divulgou sugestões de utilização das mídias para ajudar professores e interessados no tema água a se conscientizarem sobre a importância da preservação do recurso.
Os dois professores foram premiados com uma viagem com acompanhante para Inhotim (MG), local com um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do País. A viagem foi apoiada pela AOKA Tours, que trabalha com ações de turismo comunitário e mais sustentável.
No total, vinte escolas em Salvador (BA) e Alagoas discutiram o ciclo de vida dos produtos por meio das atividades disponíveis no Edukatu. Durante o período em que o desafio foi realizado, foram sensibilizadas mais de 2.500 pessoas, o que inclui professores, alunos e comunidade, com os projetos criados por estes grupos.
Agora o desafio é nacional!
Da mesma forma que o desafio regional, o desafio nacional quer incentivar o desenvolvimento de projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida dos produtos.
Qualquer professor de Escola Fundamental I e II pode participar! Basta cadastrar-se no Edukatu e inscrever um projeto que seja desenvolvido sobre consumo consciente e sustentabilidade. Já para ganhar, é preciso mobilizar o maior número de alunos e professores até o dia 30 de outubro. O professor premiado ganhará uma viagem com acompanhante para um lugar especial do Brasil, e a sua escola receberá uma oficina lúdica sobre reaproveitamento de materiais.
A novidade é que, neste ano, os cinco estudantes mais envolvidos da equipe vencedora serão premiados com um tablet cada.
Os professores que ficarem em segundo e terceiro lugar receberão como prêmios um tablet e um kit de materiais didáticos, respectivamente.
Clique aqui para conferir o regulamento do desafio A Natureza das Coisas 2015.