Os alunos, professores e gestores da E.M.E.F. Octávio Pereira Lopes, no bairro Vila Nova Galvão, na zona norte da cidade de São Paulo, comemoram visíveis mudanças na escola e no seu entorno: se antes o chão estava sempre repleto de sujeira e embalagens, hoje, a consciência sobre a importância de dar o destino correto aos resíduos é nítida, o que mostra uma mudança de hábitos da comunidade escolar. Para marcar essa grande transformação, a professora de informática educativa Maria Ester Nascimento, a escola e seus alunos conquistaram o primeiro lugar do desafio “A Natureza das Coisas 2015”, do Edukatu em parceria com a Braskem, do qual participaram mais de dez mil pessoas em atividades cadastradas na plataforma por todo o Brasil.

A equipe de Maria Ester ganhou o nome de “Sensibilizando olhares: eu e o ambiente” e, após caminhadas pelo bairro e muito diálogo, detectou o descarte incorreto dentro da escola e nas ruas do bairro. “Quando nós saímos para conhecer a realidade da região, percebemos quanto lixo é jogado pelas ruas, o que acontecia também dentro da escola. Era comum achar lixo espalhado pelo chão. Com a união de gestores, professores, funcionários e alunos com o Edukatu conseguimos conscientizar a todos e obter bons resultados”, orgulha-se Maria Ester. Utilizando as ferramentas educacionais do Edukatu, a professora sensibilizou estudantes e a comunidade escolar com temas como a conscientização do recolhimento e destinação correta dos resíduos, a reutilização de materiais e ainda recriou fábulas, que foram ressignificadas com questões sobre consumo consciente.

Hoje, como resultado, a escola comemora uma maior consciência por parte da comunidade quanto à importância de reciclar e destinar corretamente os resíduos produzidos. Há muito menos lixo jogado pelo chão da escola e até foi firmada uma parceria com uma cooperativa que recolhe papéis para reciclagem. Para marcar essa evolução, a equipe vencedora da escola recebeu como prêmio oficinas sobre reaproveitamento de materiais para mais de 150 alunos, tablets para os alunos mais engajados e uma viagem com acompanhante para a professora. No vídeo que registrou a oficina de premiação da escola, Maria Ester fala um pouco do processo de criação de sua equipe.

Saiba mais sobre o desafio aqui e veja as fotos aqui.

Conteúdos pedagógicos sobre os 4Rs – Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar – estão disponíveis gratuitamente no Edukatu. Um exemplo é o novo percurso “Turma que Recicla”, que inclui o game ReciclaKi. No jogo, estudantes podem se transformar em catadores de recicláveis e aprenderem ainda mais sobre a importância de separar e destinar corretamente os diversos materiais.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

26 Comentários

23 comentários anteriores
Thumb_sq_default

Mariane

ola essa liçao e muinto educativa não é

1
1
mais de 5 anos

Thumb_sq_default

KAUÃ

é muito

0
0
quase 5 anos

Thumb_sq_default

Maria

Eu amei.Isso deveria acontecer em todas as escolas.

0
0
mais de 3 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Artistas do Plástico

A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da

Arquivo

2012