É possível educar crianças e adolescentes para que desenvolvam atitudes mais sustentáveis desde cedo? Temas como 4Rs (Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e resíduos podem ser abordados em sala de aula? O Edukatu e os professores que fazem parte da rede acreditam que sim.

No caso de Juliane Barssalos, de Santo André (SP), por exemplo, os conteúdos da plataforma foram utilizados para desenvolver atividades transdisciplinares. Ao propor uma atividade simulando um mercadinho na escola, ela usou transações financeiras para ensinar matemática e provocou reflexão sobre embalagens de produtos para ensinar preservação do meio ambiente.

Segundo seu relato no Blog da Rede, sua intenção era criar ”um ambiente de trabalho que possibilite o conhecimento e a valorização da matemática por meio da analise, compreensão, representação e transformação da realidade”.

Diversos recursos educativos estão disponíveis gratuitamente no Edukatu. São ferramentas de apoio aos professores para que promovam, de fato, uma experiência significativa para os alunos e de impacto na comunidade escolar. Ensinar temas tão importantes pode ser mais divertido de forma lúdica! Veja os materiais e escolha seus preferidos:

*Para acessar os conteúdos, cadastre-se no Edukatu! É rápido e não custa nada ;)

Games

Máquina do Tempo: Utilize a invenção para pesquisar quanto tempo dura a decomposição de objetos, desde os mais simples, como uma latinha de alumínio, até os mais elaborados, como uma boneca feita com diferentes tipos de materiais.

Game ReciclaKi: Assuma o papel do catador e separe os resíduos na esteira de triagem. Cuidado com os objetos que não são recicláveis!

Infográficos

Lixo X Resíduo: Entenda a diferença entre resíduos e rejeitos, por meio de um esquema ilustrado que ensina, ainda, como descartar corretamente cada tipo de material.

Consumo Consciente de Embalagens: Apesar de facilitarem o cotidiano, as embalagens podem se tornar um problema ambiental se utilizadas em excesso. Reduzir e reutilizar são parte importante da solução.

Vídeos

Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar: Existem muitas etapas importantes antes da reciclagem. Pensando nesses 4Rs em ações do dia a dia, é possível gerar mais impacto positivo na sociedade e no meio ambiente!

Série Consciente Coletivo – Episódio Resíduos: A animação mostra, de forma simples e divertida, a importância de desenvolver estilos mais sustentáveis de vida, especialmente em relação aos resíduos, que se descartados de modo inadequado são prejudiciais à vida em todo o planeta.

Textos de Apoio

Catadores: os agentes ambientais que nos ajudam a ver o valor dos recicláveis: Há pessoas que trabalham duro para encaminhar nossos resíduos recicláveis para um novo ciclo produtivo em vez de serem destinados a aterros e lixões.

Lixo ou Resíduo?: Mais um material para aprofundar essa temática! Como no Brasil boa parte dos resíduos é descartada como se fosse lixo, vale a pena frisar o conteúdo com seus alunos.

Consumir significa usar recursos naturais: Quase nunca paramos para pensar, mas tudo que consumimos vem de um processo produtivo mais simples ou mais complexo. E todo processo necessariamente utiliza água, energia elétrica e quase sempre emite gases de efeito estufa durante o transporte.

Planos de aula

Plano de aula: 4Rs: Ensine como cada indivíduo pode atuar para minimizar os impactos negativos e maximizar os impactos positivos dos atos de consumo.

Plano de Aula: Itororó do Consumo Consciente: Jogos e músicas são os instrumentos que você poderá utilizar para abordar recursos naturais, resíduos sólidos, água, energia e alimentação.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

48 Comentários

45 comentários anteriores
Thumb_sq_default

Lucas

Tudo bom?

1
0
aprox. 6 anos

Thumb_sq_default

Maria

Legal gostei

0
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

maria

valeu.. amei esses planos. dá pra montar aulas super produtivas. kkkk

0
0
mais de 3 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Artistas do Plástico

A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da

Arquivo

2012