No mês de novembro, aconteceu o compartilhamento de experiências com professores do Ensino Fundamental e EJA da rede municipal de ensino de Candeias (BA), para encerrar as atividades de 2021 da formação continuada do Edukatu sobre consumo consciente de plástico, a partir da aplicação das atividades do percurso Do Plástico ao Plástico. Essa ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Candeias e com o apoio da Braskem, teve uma série de encontros de formação temática em consumo consciente, sustentabilidade e gestão de resíduos plásticos, além de orientação técnica para desenvolvimento das atividades previstas com os estudantes.

Após a formação inicial, o Edukatu acompanhou o desenvolvimento do processo de realização das atividades e criação de projetos nas escolas como um todo. E, para finalizá-lo, o compartilhamento de experiências é um espaço de diálogo, troca e aprendizado que tem o intuito de facilitar que os professores conheçam o trabalho uns dos outros, além de estimular a realização de novas atividades e novos projetos em suas escolas com o tema de consumo consciente, sustentabilidade e gestão de resíduos.

No encontro, a professora Áurea Bonfim contou sobre o projeto Plástico: brincando e reciclando, focado nos 4Rs, consumo excessivo e descarte inadequado. Para mostrar a importância da conscientização em reduzir resíduos plásticos no meio ambiente, de forma lúdica e criativa, a professora desenvolveu com os alunos as atividades do Edukatu e ressaltou a reutilização de diferentes embalagens plásticas. Foi a partir daí que os alunos de Áurea criaram brinquedos com resíduos plásticos. Ela conta: “foi interessante e prazeroso, um trabalho gostoso de ser feito. Mais do que reciclar e reutilizar, foi bem divertido”.

A professora Ivana Reis buscou estimular os alunos a serem multiplicadores dentro de suas casas e também para além dela. Segundo Ivana, o maior ganho desse projeto foi o aprendizado, porque viu os alunos interessados e notou o desenvolvimento deles nas temáticas durante as atividades. Ela relata que é um trabalho de grão em grão, mas que já existe a consciência da diminuição em produzir e consumir o plástico com os estudantes.

Já Maria Auxiliadora Miranda, com o projeto Passeando por Passé, trabalhou a diversidade cultural da população e a proposta se desdobrou em atividades de educação ambiental para refletir com os alunos o descarte correto de resíduos sólidos para contribuir na conservação ambiental de Candeias. A professora de artes conta que fizeram oficina com os alunos para a produção de brinquedos, enfeites, etc., em que tudo foi confeccionado por eles. Também fizeram roda de conversa com representantes da comunidade para tratar de hábitos mais conscientes, dentro das atividades do Edukatu. Dessa maneira, surgiu a ideia de construir o jornal da escola com poemas, fotografias e textos. Confira abaixo o jornal Gazeta Albertina da prof. Maria:


Imagem 2: Jornal produzido pela professora Maria Miranda e alunos. Para acessar o jornal completo, clique aqui.

No projeto Ambiente Melhor: O Plástico é reciclável. Reutilize!, a professora Marli Santos estimulou a reflexão com os alunos sobre os resíduos gerados em casa e trabalhou conceitos de economia também, ressaltando que não é necessário comprar mais e sim, reutilizar ou reciclar. Marli conta que uma das alunas criou uma vassoura feita de garrafa pet para juntar os brinquedos em casa, mostrando também a importância do trabalho colaborativo dentro de casa. Segundo Marli, os pais contribuíram muito e de modo lúdico, os alunos relataram o começo de uma nova visão sobre os hábitos quanto aos resíduos.

A professora Márcia Silva, com o projeto Adubar para crescer, tratou dos resíduos orgânicos com os estudantes de sua escola. Márcia começou a cultivar plantas na pandemia e viu esse hábito como um processo terapêutico. Ao pesquisar, viu que era possível utilizar restos de alimentos para adubar as plantas. Ela e os alunos também fizeram caldo com restos de alimentos, de forma mais natural, e estão começando a cultivar ervas e outras plantas para fazer chás. Para Márcia, apesar das dificuldades enfrentadas durante a pandemia, ter tido esse momento terapêutico com o projeto e com os alunos foi super importante.

Esses foram apenas alguns dos trabalhos desenvolvidos pelas professoras de Candeias em 2021. Você pode conferir estes e outros projetos na seção Na Mochila - Faça Acontecer.

A equipe do Edukatu parabeniza todos os educadores e educadoras da rede municipal de Candeias (BA) pelo excelente trabalho realizado neste projeto. É muito gratificante ver todo o desenvolvimento, ouvir os relatos e saber que os projetos permanecerão nas escolas, além dos alunos multiplicadores que irão continuar com a temática e a mudança de hábitos em seus contextos!

02/12/21

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Artistas do Plástico

A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da

Arquivo

2012