Em 2021, a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Marechal Deodoro (AL) e o Instituto Akatu, que conta com o apoio da Braskem, continuou a abordar, por meio do Edukatu, o consumo consciente e gestão adequada de resíduos, agora com foco em resíduos orgânicos e consumo consciente de plástico.

Jamerson Santos, representante da SEMED, comentou sobre a importância da parceria com o Akatu para implementação da agenda de educação ambiental em Marechal Deodoro: “a continuidade do projeto é de grande relevância, a formação do Edukatu proporciona aos professores o suporte na abordagem de conceitos importantes relacionados a temáticas socioambientais. Tivemos relatos de ótimos resultados na experiência da última formação, contando com um grande envolvimento especialmente na Educação Infantil. Nessa perspectiva, acreditamos que é fundamental trabalhar essa temática desde as etapas iniciais da educação básica despertando valores e comportamentos para a formação de uma sociedade mais consciente”.

Gabriela D’Amaral, da equipe do Akatu e líder do projeto, afirmou que “as atividades propostas pelo Edukatu visam auxiliar os educadores e educadoras a orientar suas turmas para o consumo consciente de plástico, estimulando o debate e mostrando como todos nós podemos contribuir para o consumo consciente de plástico e para o descarte correto do que é consumido por meio da mudança de hábitos no nosso dia a dia. A rede Edukatu tem como princípio a troca de experiências e boas práticas entre os educadores e estudantes, fornecendo ferramentas para construirmos juntos a aprendizagem sobre o consumo consciente e buscarmos estilos de vida mais sustentáveis”.

Régia Melo, que atua na implementação de iniciativas focadas em desenvolvimento sustentável da Braskem em Alagoas, destaca a relevância de introduzir o tema de consumo consciente ainda na infância: “Quanto mais cedo o assunto for abordado, maior a chance de termos crianças/adolescentes com perfil multiplicador, capazes de influenciar pessoas e de mudar atitudes que fazem diferença para o meio ambiente”.

Nesse sentido, em 2021, o trabalho propôs a realização de atividades do percurso Do Plástico ao Plástico, para o Ensino Fundamental, e do percurso Comer, Dividir e Brincar, adaptado para a Educação Infantil. Os educadores e educadoras da rede pública municipal passaram por um processo de formação continuada sobre os temas e tiveram apoio da equipe do Akatu para o desenvolvimento de projetos junto às escolas participantes.

Conheça a seguir alguns dos projetos realizados pelos participantes:

O consumo consciente pode ser divertido

A professora Patrícia Lopes, participante da formação Edukatu desde 2020, desenvolveu projetos com alunos da Educação Infantil. Ela se interessa pelos temas de sustentabilidade e consumo consciente, utiliza garrafas pets e outros materiais que possam ser reciclados em atividades lúdicas e na criação de jogos para os alunos. Segundo Patrícia, o tema é muito importante para trabalhar com as crianças, para criar consciência e ter mudanças de hábito desde a infância, e também estimular a criação dos próprios brinquedos.

Patrícia relata que os alunos responderam as atividades propostas e buscaram aprender junto com as professoras, de forma a ser uma troca de aprendizado. “Cada dia que passa, vamos aprendendo mais, foi engajamento total”, conta a professora dos pequenos.

Ela desenvolveu com os estudantes o plantio de pé de feijão, e acompanhou todo o processo, junto com os pais. Além dessa atividade, a professora preparou uma salada de frutas na escola com seus alunos para trabalhar a questão da alimentação saudável. Na hora de experimentar as frutas, alguns alunos demonstraram que não sabiam que algumas existiam ou que nunca tinham comido. “Foi uma experiência nova nesse momento que puderam conhecer as frutas. Foi uma descoberta muito grande”, afirmou Patrícia.

Natal Sustentável e futuro consciente

Outro trabalho inspirador de Marechal Deodoro é o da Escola Municipal José Bispo da Silva. Conforme explicou a diretora da escola, Lúcia Rodrigues, o projeto “BISPO E EDUKATU: PARA A SUSTENTABILIDADE” teve diversas atividades desenvolvidas com estudantes a partir da proposta do Edukatu, como o projeto “Do plástico à arborização da escola”, com o segundo ano (imagem abaixo), e “Do plástico às utilidades domésticas”, com o quinto ano do Ensino Fundamental.

Para finalizar 2021, a escola realizou nos dias 15, 16, 21 e 22 de dezembro, um encontro chamado de “Natal Sustentável” com o uso de materiais recicláveis e reutilizáveis, e a exposição de trabalhos e enfeites natalinos reciclados para a comunidade, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária do município contra a COVID-19.
Veja fotos do Natal Sustentável realizado pela escola José Bispo:

Lúcia também contou que os alunos e professores estão muito motivados com todo trabalho e as famílias estão bastante envolvidas. A diretora afirmou: “eles estão entendendo cada vez mais a necessidade de mudar a cultura sobre resíduos plásticos, estão bem conscientes”.

20/12/21

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

3 Comentários

Thumb_sq_default

Elisabete

Maravilhoso poder desenvolver um trabalho que todos participam. É muito gratificante

1
0
mais de 1 ano

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Com certeza! <3

0
0
mais de 1 ano

Thumb_sq_whatsapp_image_2023-05-08_at_11.32.19

MARIA

QUE EXCELENTE TRABALHO

1
0
11 meses

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Artistas do Plástico

A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da

Arquivo

2012