Top_default

VIDA LIMPA TODO DIA

EUNICE PEREIRA DE CAMARGO PROFA EMEF | TATUI - SP

Projeto da equipe

Ideias:

.

Atividades:

.

Desejos:

.

Pessoas:

.

Novidades da equipe

04. Mão na massa!

29
Mar

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Programamos que em todos os recreios (totalizando 6 por dia, por sermos uma escola de tempo integral), que os 5º anos irão fiscalizar as crianças mais novas em relação ao desperdício de comida e lixo no chão, conscientizando e condicionando as crianças no cuidado com a escola. Após uma semana de implantação do projeto Vida Limpa Todo Dia, os pequenos começaram a entender o por que de não desperdiçar comida e que viver em um ambiente limpo é mais agradável e feliz. Tentamos conversar com as tias da limpeza, mas somente dois responderam o questionário das crianças, e descobri um problema grave que estava escondido. NÃO HÁ SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL, perante isso, vamos intensificar a utilização das latas de separação, e criar algumas mais divertidas, para chamar a atenção dos pequeninos.

0
0
aprox. 7 anos

03. Desenhando a Campanha

22
Mar

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

Aluna 1: conscientizar a comunidade a não sujar a cidade com lixo, e reciclar e reutilizar para uma melhoria do amanhã. Aluna 2: deixar a escola limpa e organizada, e também limpar as ruas ao redor da escola. Aluno 3: reciclagem e reutilizar o lixo úmido, cuidar da natureza não jogando lixos nos rios e mares, pois os peixes vão ingerir e morrer, com isso as águas ficam poluídas. Aluno 4: os moradores do bairro, joguem o lixo em locais apropriados, e as coisas que podem ser recicladas, usar para criar utensílios práticos. Aluno 5: criar uma conta no youtube, e divulgar alguns vídeos das atividades desenvolvidas do projeto " Vida limpa todo dia". Aluno 6: em todos os recreios (6 recreios, somos em período integral), iremos fiscalizar os alunos que não cooperam com o projeto, pedindo e conscientizando para o recolhimento do lixo do chão e desperdício de comida.

0
0
aprox. 7 anos

02. Planejando a campanha

22
Mar

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Medium_17424903_268006926982086_5965662024593788377_n

Resposta:

tema: Vida limpa todo dia. De acordo com os alunos: não podemos jogar lixo na rua, na escola, no chão, nos rios, em casa dentre outros. Ter higiene em dia. Organização do ambiente que vivemos. Vida limpa todo dia engloba também a pichação, pois não devemos usar tal ferramenta.

0
0
aprox. 7 anos

03. Um dia na sua casa

16
Mar

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

NO LIXO HAVIA EMBALAGENS PLÁSTICAS, PAPÉIS,GARRAFAS, QUE PODERIAM SER RECICLADOS SENDO REUTILIZADOS NO NOSSO AMBIENTE, PERCEBI O QUANTO DESPERDIÇAMOS E COMO PODEMOS SALVAR O NOSSO PLANETA.

0
0
aprox. 7 anos

05. Feira de trocas

16
Mar

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

NOSSA FEIRA ACONTECEU NA REUNIÃO DE PAIS, FOI MUITO IMPORTANTE E HOUVE VÁRIAS TROCAS, DEIXANDO MUITAS PESSOAS FELIZES NA NOSSA COMUNIDADE.

0
0
aprox. 7 anos

09. Catadores de recicláveis

16
Mar

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

NOSSA ESCOLA JA FAZ A COLETAS ELETIVA, SENDO O LIXO ORGÂNICO SEPARADO, EM NOSSA CIDADE EXISTE COLETA SELETIVA,HAVENDO PESSOAS QUE COLETAM RECICLÁVEIS PARA O SUSTENTO FAMILIAR E UMA EMPRESA QUE RECICLA A QUAL ENTRAREMOS EM CONTATO PARA COMBINAR PARCERIAS.E ESTAREMOS COLOCANDO COMO OCORREU A ENTREGA.

0
0
aprox. 7 anos

02. Menos é mais

15
Mar

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

OS ALUNOS FIZERAM NA AULA DE ARTES AS HQ,FOI MUITO PRODUTIVO E INTERESSANTE,PROPORCIONANDO UM GRANDE APRENDIZADO SOBRE O CONSUMO DOS RECURSOS NATURAIS.

0
0
aprox. 7 anos

09. Catadores de recicláveis

15
Mar

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

.

0
0
aprox. 7 anos

07. Ideias que transformam

6
Mar


O que as pessoas podem fazer para melhorar o consumo de água na escola?

Junte sua equipe de novo, olhem e conversem sobre os desenhos e descobertas que fizeram:

  • A escola toda está usando a água de forma consciente?
  • Encontramos torneiras pingando ou vazamentos em outros lugares?
  • Vimos pessoas desperdiçando água no banheiro e nos outros locais?
  • Descobrimos algum outro problema relacionado à água?


Depois, pesquisem ideias que ajudem a escola a melhorar o uso da água. Aqui vão algumas dicas.


Essas são apenas sugestões, existem muitas outras ideias que a turma pode descobrir ou criar. Vocês também podem conversar com algum professor.

Para terminar, escolham as ideias que vocês acham que a escola conseguirá realizar.

Agora é só postar uma foto da turma na atividade e contar pra gente as ideias que surgiram no grupo.

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Suzana Idra Moreira

06. Investigadores em ação

6
Mar


É hora de descobrir como a água está sendo usada na escola!

Mas para desvendar esse mistério, você precisará trabalhar em grupo.

Reúna alguns colegas e explore toda a escola à procura dos lugares onde as pessoas usam água: pias, torneiras, descargas, bebedouros e outros locais.

Vejam também como as pessoas estão usando a água em cada lugar. Existe algum vazamento? A água está sendo usada sem desperdício?

Mas o desafio não acaba aí: desenhe o que vocês descobriram sobre o uso da água na escola.

Você pode desenhar a mão, utilizar o computador, tirar fotos para usar de exemplo, o que você achar mais divertido.

Outra ideia legal é criar um mapa da escola, colocando nele tudo o que seu grupo descobriu.



Para terminar esse desafio, faça uma foto do seu desenho e publique abaixo. Depois, escreva o que você achou da atividade.

Blank

Resposta:

Foi legal. Os alunos puderam observar a maneira correta da água sem desperdício e com desperdício. Foi constatado tambeém vazamento , em que os alunos foram conversar com a diretora para resolver o problema

1
0
aprox. 7 anos
Publicado por Suzana Idra Moreira

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Comer, Dividir e Brincar do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_15326312_214217135694399_5181974573005116726_o
ESCOLA PROJETO SENNA EM AÇÃO
TATUI, SP
Thumb_sq_default
EUNICE PEREIRA DE CAMARGO PROFA EMEF
TATUI, SP
Thumb_sq_fb_img_1475323780225
EUNICE PEREIRA DE CAMARGO PROFA EMEF
TATUI, SP
Thumb_sq_default
EUNICE PEREIRA DE CAMARGO PROFA EMEF
TATUI, SP
Thumb_sq_img_20161225_164458298
EUNICE PEREIRA DE CAMARGO PROFA EMEF
TATUI, SP
Thumb_sq_img-20170223-wa0007
EUNICE PEREIRA DE CAMARGO PROFA EMEF
TATUI, SP

e mais 39 membros (ver todos)