O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
MARCOS ROGERIO DA ROSA EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP
Projeto da equipe
Ideias:
O projeto interdisciplinar adotado por nossa unidade escolar esse ano fora: Respeito mútuo. Se observarmos o tema de forma fragmentada, perceberemos que é possível respeitar o outro, respeitando o meio em que juntos estamos inseridos. Por esse motivo demos continuidade ao projeto integrando as questões ambientais e de sustentabilidade no segundo ano do ciclo I turma E.
Integrando os temas:
Respeito mútuo + sustentabilidade e consumo consciente.
Respeito mútuo: ações que fazem bem!
O objetivo principal é tornar as informações sobre essas vertentes acessíveis, exemplificando e pontuando as pequenas ações que podem ser adotadas em beneficio de todos.
Atividades:
Iniciamos o ano realizando pesquisas sobre o uso de água no dia-a-dia em nossas atividades comuns, após as pesquisas os alunos construíram cartazes com dados informativos que foram distribuídos nas áreas comuns da escola. Construímos um mercadinho em nossa sala onde realizamos diversas atividades a partir do estudo das embalagens,como: sistema monetário; formas geométricas; reciclagem; reutilização de embalagens;consumo consciente; descarte; coleta seletiva; Os alunos fizeram uma visita ao mercadinho Ubás nos arredores da escola eles observaram que no trajeto não havia coletores de lixo. Em ciências estudamos os danos causados pelos resíduos descartados de forma inadequada nos mares e oceanos que refletem de forma negativa na vida e sobrevivência marinha. Faremos no terceiro trimestre a revitalização da horta em nossa Unidade Escolar e envolvermos toda comunidade. Iremos construir um mural informativo sobre o tempo de decomposição de resíduos e embalagens no meio ambiente. As embalagens que não forem utilizadas no mural serão designadas para a construção de brinquedos.
Desejos:
Que não é apenas utopia o desejo de vivermos em mundo melhor, mas que tenhamos a plena consciência que todos nós somos responsáveis por garantir que o nosso legado seja bom. É assumir o compromisso com o outro, na certeza que pequenas ações geram grandes resultados quando unidas em prol dos mesmos objetivos. Respeitando o outro e a si, através de ações que fazem bem de igual modo.
Já noto que isso tem ocorrido quando ouço de uma criança que seus familiares e ela passaram a selecionar seus resíduos de forma consciente, além de fazerem o descarte no dia da coleta seletiva colaborando com o meio ambiente.
Pessoas:
Contamos com a participação dos familiares, que recebem em casa as informações colhidas pelas crianças em sala e passam a colaborar com o projeto. Falamos de respeito ao outro e principalmente ao meio que estamos inseridos, por isso analisamos as possibilidades que estão ao nosso alcance, enquanto moradores das redondezas da escola e elencamos duas ações que fazem bem para todos:
coleta seletiva ás segundas-feiras oferecida pela prefeitura de São Bernardo e a coleta de óleo no posto de arrecadação em nossa escola;
Com a intenção de envolvermos os familiares, após elencarmos essas duas formas de coleta , recebemos a devolutiva dos alunos que muitas famílias haviam adotado essas condutas em suas ações diárias.
Também contaremos com a participação da comunidade escolar nas seguintes atividades:colaboração com a manutenção e cultivo da nossa horta comunitária; revitalização da horta – pintura, adubagem e plantio – através de mutirões com a comunidade; palestra sobre consumo consciente e sustentabilidade; Serão oferecidas palestras aos alunos;
Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?
Escreva abaixo o que você achou:
Resposta:
O percurso acabou por aqui, mas levaremos para sempre as aprendizagens adqueridas ao longo de cada etapa! Parabéns a toda equipe Edukatu, pela plataforma de fácil acesso, as tarefas bem estruturadas, os materiais de apoio riquíssimos. Com certeza fazendo a diferença na vida de tantas crianças farão a diferença no mundo, o legado será duradouro e alcançará gerações! Obrigada pelo suporte e por me permitir fazer parte do mundo Edukatu!!!
Ps: Tenho vídeos da campanha e de encerramento dos alunos, mas não estou conseguindo publicar aqui;
Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!
Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.
Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.
Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.
Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!
Resposta:
Foi um prazer realizar todos os percursos, atingimos objetivos, encontramos empecilhos, mas conquistamos individualmente e coletivamente aprendizagens significativas. Alunos do ciclo inicial de alfabetização empenhados em suas descobertas e atentos a cada etapa. COMPARTILHO COM VOCÊS UMA TARDE DE CAMPANHA, ONDE ESSES PEQUENOS GRANDES DESBRAVADORES COMPARTILHARAM SEUS SABERES COM TODA NOSSA ESCOLA! Satisfação e esperança resumem esse projeto! Obrigada Edukatu pela oportunidade e subsídios!!
Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.
Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:
Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.
Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.
E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?
Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.
Novo Desafio em grupo!
Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!
Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.
Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.
Resposta:
Olá,
Estamos muito ansiosos, pois agendamos para a próxima semana dia 6 de novembro a nossa feira de trocas. Antes de agendarmos essa dada realizamos rodas de conversa fazendo apontamentos sobre a importância e vantagem de praticarmos o desapego. Além de destacarmos outras formas de desapegar objetos, como: bazares, brechós, aluguel de objetos, feiras de trocas, páginas virtuais de desapego e doações. O objetivo principal dessa atividade vai além de falarmos sobre o consumismo, mas também apontarmos a solidariedade presente ao dividirmos com outro algo que um dia nos fez bem, de forma gratuita e voluntária.Como no livro que trabalhamos recentemente, "SEVERINO FAZ CHOVER" da Ana Maria Machado, onde um menino busca de formas diferentes ajudar a todos que estão ao seu redor através de ações que fazem bem! Os alunos elencaram quais "pensamentos" e postura devemos ter ao escolheremos um objeto para a feira de troca ou em qualquer outra ação de desapego. Irei compartilhar algumas com vocês:
1º Devemos pensar em quem irá adquirir ou receber o objeto de forma gratuita e assim responder a seguinte pergunta:
"Alguém" gostaria de receber/adquirir um objeto em mau estado de conservação?
2º Meus pais consentiram esse desapego?
3º Ainda preciso desse objeto ou guardo apenas por recordação e apego?
4º O que não preciso ou não uso pode ser útil e necessário para alguém.
5º Não serve para mim, por que devo guardar?
6º Acumular objetos pode causar situações desagradáveis no futuro;
7º Devo sempre escolher o meu melhor, pois ações de respeito fazem bem.
8º Ajudar o outro faz bem.
9º Praticar o desapego e não consumir sem necessidade devem ser práticas diárias;
10º Tem sempre algo que guardamos sem motivo e que podem ajudar outras pessoas.
Compartilhar emoções e lembranças fazem bem!
Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!
Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.
Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?
Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!
Resposta:
oLÁ,
Algumas mudanças positivas estão acontecendo em nossa escola devido aos trabalhos realizados através da EDUKATU. Apos a inserção dos novos coletores no refeitório, muita coisa mudou PARA MELHOR. QUE BOM! Os alunos estão vigilantes das ações que fazem bem para todos e que podem ser adotadas por toda escola e funcionários! Em grupo os alunos realizaram a produção de cartazes que serão anexados em toda escola em campanha sobre as pequenas ações que podem ser adotadas pelos educandos e seus familiares. Para nutrir os educandos os alunos passaram em todas as salas falando sobre a importância desse trabalho e como é fácil repensarmos nossas ações!!! Fizemos também um convite aos alunos para que eles pudessem participar da nossa horta comunitária e assim praticarmos juntos ações voluntárias para o beneficio de todos! Os pais foram convidados e participaram da revitalização e pintura da horta da nossa escola. Também tivemos a integração através de duas palestras em nossa escola para nutrição dos alunos.
Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!
Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.
Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:
Agora é hora de você começar a colocar em prática!
Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.
O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.
Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.
Tema escolhido? Contem pra gente!
E não esqueçam de contar como e quanto mediram!
Resposta:
Olá,
Gostaria de compartilhar com vocês como essa etapa surgiu antes mesmo de conhecermos essa tarefa.
Os nossos alunos passaram a separar os resíduos secos dos úmidos em nossa sala, mas na hora do lanche eles notaram que todos os resíduos da escola eram destinados para o mesmo lugar. Em roda de conversa eles resolveram que durante o recreio deles, a nossa sala separaria o lixo de forma correta numa caixa de papelão que seria descartada após o lanche. Essa prática fora feita por três dias, mas eles notaram que alguns colegas de outras salas passaram a separar o lixo e também depositarem em nossa caixinha de recicláveis. Então, fomos conversar com a nossa diretora, pois os alunos desejavam mudanças concretas e que envolvessem toda escola e sua demanda. A nossa diretora ouviu atentamente o pedido dos alunos e providenciou uma lixeira nova para o refeitório. Agora, devidamente identificadas os resíduos secos e úmidos passaram a ser separados de forma adequada. Para que esse processo fosse instituído da melhor forma os meus alunos passaram por todas as salas da escola explicando a importância de separarmos o lixo de forma adequada. Os alunos repartiram o que aprenderam através das pesquisas realizadas ao longo de cada etapa do nosso projeto. Diariamente nos três períodos letivos produzimos quase 10 sacos de lixo de 120l somente no refeitório.
Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?
Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.
Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.
Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?
Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.
Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.
Conta pra gente como foi?
Resposta:
A nossa unidade escolar em parceria com a ONG Trevo faz o reuso de óleo. Em parceria com a escola e ONG as famílias reservam o óleo em recipientes que são entregues semanalmente. Além dessa ação os nossos alunos fazem a separação dos resíduos secos recicláveis e fazemos a entrega seletiva todas as segundas-feiras com o apoio da coleta de resíduos da nossa unidade escolar. Alem de termos um ECOPONTO próximo a unidade escolar para coleta de materiais como:
Materiais recicláveis
Objetos volumosos domiciliares, como móveis e utensílios domésticos (Operação Bota-Fora)
Resíduos de construção civil (limitado a 1m3 ou 10 sacos de
100 litros, por obra)
Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!
Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:
O que tem no seu lixo que não é lixo?
Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.
Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!
Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:
O que tem no seu lixo que não é lixo?
Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.