Top_default

Conscientizar é inovar

SESI 268 CENTRO EDUCACIONAL | PRESIDENTE EPITACIO - SP

Projeto da Equipe

Ideias:

O projeto surgiu a partir de um conteúdo de Ciências que tem intenção de estimular a reciclagem, ou seja, incentivará reutilização de materiais, a fim de conscientizar estudantes, educadores, enfim, toda a comunidade escolar, sobre a importância de se reduzir a quantidade de lixo, tornando-os, assim, multiplicadores em suas famílias e comunidades. A professora, juntamente com os estudantes, pensou em fazer algo que fosse utilizado em nossa escola, com materiais que seriam descartados. Daí a ideia de um puff com caixotes, caixotes esses que são descartados pela cozinha da escola e do Centro de Treinamento, além de serem descartados pelo comércio, para serem utilizados pelos estudantes nas atividades desenvolvidas fora da sala de aula e nos momentos de descontração. Ao conversarmos com a professora de Arte, percebemos que o trabalho contemplava habilidades e competências desenvolvidos nos dois componentes e conteúdo que se completavam e/ou complementavam Ciências e Arte – Design de objetos utilitários. Surgiu assim, a parceria entre Ciências e Arte. O projeto está em andamento com participação intensa dos estudantes...

Atividades:

Conscientização sobre o prejuízo dos materiais descartados por nós, no meio ambiente, a importância de reciclar, ou seja, para diminuir essa quantidade de alguma forma; Pesquisa de campo – Observação, do entorno do CAT e do centro comercial da cidade, a fim de procurar os materiais. Observação do cotidiano da escola e suas necessidades. levantamento das relações entre os materiais e as necessidades no cotidiano escolar. Análise das propriedades dos materiais (ou produtos?) e as possibilidades da utilização, como recursos para a elaboração de um produto utilitário. Pesquisa de referências sobre customização de produtos descartáveis.
Coleta de caixotes de madeira. Seleção dos colchonetes inutilizados para produção do estofado. Produção de Puff: Os caixotes foram lixados, reforçados com parafusos e adicionados a ele uma placa de MDF na parte superior dos caixotes, a fim de fazermos o estofado, melhorando, assim, a resistência e o conforto. Esta parte foi realizada pelos funcionários da manutenção da escola e o restante do trabalho está sendo realizado pelos estudantes.
Lixar (para dar acabamento), pintar ou envernizar, cortar espumas, panos.

Desejos:

CIÊNCIAS: O objetivo principal é a conscientização dos estudantes sobre a importância de reutilizar materiais, fazendo-os perceber que o que achamos que não tem utilidade e jogamos fora, aumentando a quantidade de lixo, na verdade, pode ser reutilizado com atitudes simples. Também acredito que será oportunizado momentos de lazer entre os estudantes com maior conforto. ARTE: Esperamos fortalecer a conscientização desenvolvida no componente curricular de ciências, educar o olhar do estudante, a fim de que perceba, em seu cotidiano, as características estéticas dos materiais e suas diversas possibilidades, através da interação com os mesmos, de transformações físicas (em outros objetos) e de atitudes (preservação do meio ambiente), além de fortalecer o trabalho em grupo, o protagonismo, a iniciativa, a autoestima, a pesquisa, a análise, a resolução de situação problema, a criatividade, perspectivas motoras e cognitivas, atenção ao mundo ao seu entorno e tudo o que envolve o trabalho de produção e criação de um produto. E, por fim, formar agentes transformadores e multiplicadores em suas famílias e comunidades.

Pessoas:

Nosso projeto envolve
Diretamente:
• Estudantes – Pesquisas, definição do produto, coleta dos materiais, produção e utilização. • Pais – Coleta dos materiais. • Comunidade – coleta e doação dos materiais. • Professores de Ciência e Arte – Organização e orientação no desenvolvimento do projeto. • Funcionários da manutenção, da cozinha, inspetoras e auxiliar docente -coleta do material, organização e produção. Indiretamente
• Toda a comunidade escolar – Colaboração com apoio e ideias, suporte. Toda a comunidade escolar irá utilizar e já utiliza os pufes (já finalizados), seja na hora do descanso, da recreação, das aulas fora da sala.

Novidades da Equipe

02. Menos é mais

5
Dez

Você já viu que nem sempre precisa comprar tudo o que é aparentemente necessário. Para ajudar, você pode pensar nas Seis Perguntas do Consumo Consciente:

1 - Por que comprar?

2 - O que comprar?

3 - Como comprar?

4 - De quem comprar?

5 - Como usar?

6 - Como descartar?

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Blank

Resposta:

https://www.pixton.com/br/comic/c1lveq5w

02. Menos é mais

4
Dez

Você já viu que nem sempre precisa comprar tudo o que é aparentemente necessário. Para ajudar, você pode pensar nas Seis Perguntas do Consumo Consciente:

1 - Por que comprar?

2 - O que comprar?

3 - Como comprar?

4 - De quem comprar?

5 - Como usar?

6 - Como descartar?

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Blank

Resposta:

https://Pixton.com/hq:16rgxjv3 A HQ está ai.

03. Um dia na sua casa

3
Dez

Você já deve ter REPENSADO e encontrado diversas maneiras de REDUZIR o quanto usa de recursos naturais ou gera de resíduos, além pensar em REUTILIZAR tudo aquilo que ainda não merece ir para o lixo e em RECICLAR materiais que podem ganhar novas formas e funções.

Tudo isso melhora não só sua vida e de quem mora com você, mas de pessoas que estão a milhares de quilômetros!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

antigamente jogava tudo no lixo pois eu achava que não tinha importância , mas hoje em dia estou reciclando e reutilizando corretamente como garrafa pet e caixa de leite e entre outros

0
0
11 dias
Publicado por Eduarda Viana Camara

05. Avaliação

3
Dez

Parabéns! Você concluiu o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Os percursos são extremamente úteis e fáceis, para nos ajudar e expor nossos feitos em sala de aula e também fora no espaço urbano. Sem reclamações.

03. Um dia na sua casa

3
Dez

Você já deve ter REPENSADO e encontrado diversas maneiras de REDUZIR o quanto usa de recursos naturais ou gera de resíduos, além pensar em REUTILIZAR tudo aquilo que ainda não merece ir para o lixo e em RECICLAR materiais que podem ganhar novas formas e funções.

Tudo isso melhora não só sua vida e de quem mora com você, mas de pessoas que estão a milhares de quilômetros!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Conforme o comando da atividade separei vários materiais que consegui reaproveitar e constituir novos objetos, desde que era pequena o ato de reciclar e reaproveitar materiais sempre esteve presente na minha casa.

0
0
11 dias
Publicado por Karini Verduro de Souza

05. Avaliação

3
Dez

Parabéns! Você concluiu o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

GOSTEI BASTANTE E APRENDI MUITO SOBRE O QUE JOGAR NO LIXO POIS ANTIGAMENTE FAZIA MUITA COISA ERRADA EM RELAÇÃO AOS MATERIAIS RECICLAVEIS, GOSTE BASTANTE DE REALIZAR AS AÇÕES E NÃO TER FICADO PARADO POIS FIZEMOS MUITO E ACHO QUE CONTRIBUIMOS BASTANTE AO MEIO AMBIENTE, A CAMPANHA FOI OTIMA E ESTAMOS FAZENDO PROGRESSO

04. Mão na massa!

3
Dez

Com os materiais de divulgação prontos, é hora de executar a ação!

Registre o processo da campanha, desde a produção dos materiais, as reuniões de equipe, até as ações finais. É interessante também registrar a reação das pessoas da sua comunidade e coletar opiniões sobre a campanha. Verifique se elas aprenderam a mensagem que você tentou passar! E compartilhe com a gente seus registros! Pode postar fotos, links para vídeos e também textos contando sobre experiência.

Acompanhe os resultados de sua campanha e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da mesma maneira que você e seu grupo definiram na atividade 2. É uma maneira de saber os resultados positivos da ação a longo prazo.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Blank

Resposta:

Nossa ideia é que esse projeto e pensamento alcance a maioria das pessoas com a ajuda dos professores que durante as aulas, falando sobre tal projeto conosco e como ele está avançando alguns funcionários da escola também estão ajudando na montagem desses puffs. Junto com os alunos na montagem dos puffs recortando e lixando os caixotes e a espuma, acreditamos que tal coisa possa conscientizar e trazer lazer e diversão,para todos na montagem e logo após serem finalizados e usados por todos.

05. Avaliação

3
Dez

Parabéns! Você concluiu o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Foi uma experiência agradável, onde eu aprendi a importância da reciclagem, e o bem que isso faz ao meio ambiente e a sociedade.

04. Mão na massa!

3
Dez

Com os materiais de divulgação prontos, é hora de executar a ação!

Registre o processo da campanha, desde a produção dos materiais, as reuniões de equipe, até as ações finais. É interessante também registrar a reação das pessoas da sua comunidade e coletar opiniões sobre a campanha. Verifique se elas aprenderam a mensagem que você tentou passar! E compartilhe com a gente seus registros! Pode postar fotos, links para vídeos e também textos contando sobre experiência.

Acompanhe os resultados de sua campanha e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da mesma maneira que você e seu grupo definiram na atividade 2. É uma maneira de saber os resultados positivos da ação a longo prazo.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Blank

Resposta:

Estamos contentes com o que esta se transformando, e não a motivos para mudar a estratégia feita pois com a ajuda e muitos esforços conseguimos coisas maravilhosas

03. Desenhando a Campanha

3
Dez

Uma boa estratégia de comunicação pode fazer toda diferença no sucesso da campanha.

Se sua equipe já tem um tema e um objetivo, esse é o momento de escolher quais as melhores maneiras de chamar atenção para a causa. Pode ser por meio de cartazes, vídeos, memes, uma página nas redes sociais, músicas, flashmobs, entre outros.

Lembre-se de dividir tarefas entre os membros do grupo!

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

Blank

Resposta:

estamos preparando pufs com materiais reciclaveis, estamos organizando com a colaboração de duas professoras responsaveis com caixotes que recolhemos de mercados e outras lojas, esperamos alcançar uma boa quantidade de pufs feitos para o uso na escola

Membros

Thumb_sq_default
SESI 268 CENTRO EDUCACIONAL
PRESIDENTE EPITACIO, SP
Thumb_sq_default
SESI 268 CENTRO EDUCACIONAL
PRESIDENTE EPITACIO, SP
Thumb_sq_default
SESI 268 CENTRO EDUCACIONAL
PRESIDENTE EPITACIO, SP
Thumb_sq_default
SESI 268 CENTRO EDUCACIONAL
PRESIDENTE EPITACIO, SP
Thumb_sq_default
SESI 268 CENTRO EDUCACIONAL
PRESIDENTE EPITACIO, SP
Thumb_sq_default
SESI 268 CENTRO EDUCACIONAL
PRESIDENTE EPITACIO, SP

e mais 29 membros (ver todos)