Top_default

Haja energia....

MARIA THEREZINHA BESANA PROFA EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto tem o intuito de sensibilizar as crianças quanto ao consumo consciente de energia e a prevenção de acidentes domésticos que envolvam eletricidade.

Atividades:

Estamos assistindo vídeos, fazendo pesquisa e rodas de comentários para discutir e socializar opiniões, ideias e descobertas.

Desejos:

Espero que tanto os alunos quanto as famílias diminuam o consumo desnecessário no dia a dia através de pequenas atitudes que faz toda a diferença e que não se envolvam em acidentes domésticos gerados pela eletricidade.

Pessoas:

O projeto envolve os alunos e outros membros da comunidade escolar(outros funcionários, familiares e vizinhos). Cada membro contribuirá em uma das etapa do projeto através de uma participação direta, como: respondendo uma pesquisa ou participando com os alunos de alguma atividade (familiares), trazendo ideias ou sugestões que acrescentem novos conhecimentos aos alunos (profª da informática e biblioteca) ou prestigiando o trabalho desenvolvido por eles seja as apresentações orais, apreciação de cartazes, ou visita a feira de ciência (outros alunos e funcionários).

Novidades da equipe

05. Liga e desliga

25
Jan

Agora que já vimos como funciona um relógio de luz, vamos colocar em prática?

Reúna sua equipe e tente descobrir onde fica o relógio da escola. Se não der, vale fazer na sua casa, ou no seu prédio.

Faça uma primeira leitura, sem alterar nada na escola. E anote quanto tempo leva para o relógio apontar o consumo de 1kWh.

Depois disso, ligue a iluminação completa da escola - luzes externas, das quadras e dos espaços comuns. Você já poderá notar que o tempo para consumir 1 kWh será menor.

Experimente fazer o mesmo com outros equipamentos, como ar condicionado, bomba da caixa de água e etc. Anote todos os tempos.

Agora compartilhe conosco: Qual equipamento elétrico você acha que mais consome energia na escola? Por quê?

Lights
Blank

Resposta:

a luz,energia;e mas coisa de energia na escola.

0
0
aprox. 4 anos

04. Na medida

25
Jan

Já deu pra notar que o consumo de energia em casa está muito ligado aos equipamentos elétricos que temos. Mas, como saber quanto a gente de fato consome?

A melhor maneira é verificar diretamente o relógio de luz. Normalmente, ele fica "escondido" em nossas casas, prédios ou até mesmo na escola, mas é uma ferramenta essencial quando começamos a pensar em consumir luz com mais eficiência.

Mas, você já tentou analisar um deles? Se o medidor é mais novo (ou até digital), é muito fácil a leitura. A quantidade consumida é a diferença entre o número de kilowatts-hora (kWh) indicado naquele momento e aquele de uma leitura anterior (que pode ter sido um dia antes ou, como as concessionárias normalmente fazem, no mês anterior).

Ler um medidor de ponteiros pode parecer mais difícil, mas o raciocínio é o mesmo. Dê uma olhada na figura abaixo e veja como também dá para medir:

Viu como é fácil? Que tal agora aplicar o que aprendeu?

Na sua casa, o funcionário da concessionária fez a leitura do relógio como 24811 kWh. A leitura do mês anterior havia indicado 24784 kWh.

Quanto de energia foi utilizado entre essas duas leituras? Poste abaixo sua resposta!

Blank

Resposta:

Foi utilizado muito energia em algumas casas, e algumas não.

0
0
aprox. 4 anos

01. Por onde começar?

12
Nov

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer uma representação gráfica de tudo o que você assistiu? Vale desenhar, esquematizar, ou até fazer uma história em quadrinhos - você encontra ferramentas on-line e gratuitas bem legais, como o Pixton ou o Meu Gibi - basta se registrar.

Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do mural da sua equipe.

Blank

Resposta:

ficou muito bonito

0
0
mais de 4 anos

11. Hora de celebrar!

11
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Blank

Resposta:

Começamos o projeto Edukatu cheios de curiosidades sobre a plataforma e as atividades que iriamos desenvolver. Assistimos alguns vídeos sobre o consumo dos recursos naturais do nosso planeta e também sobre os tipos de energia mais utilizados no nosso país. Fizemos desenhos, pesquisas, cartazes, jogamos, compartilhamos conhecimentos com a coordenadora Milena e com os outros alunos, fizemos experimentos (MAKY MAKY), discutimos sobre a melhor maneira de expor o que aprendemos na fera de ciência e decidimos montar uma maquete com Lego. A maquete representou uma cidade sendo abastecida pelas energias Hidroelétrica, eólica, solar colocamos movimento e iluminação. Na feira de ciência vieram os coordenadores do Edukatu com uma quase produtora de filmagem; alguns alunos foram monitores e explicaram sobre os tipos de energia representados na maquete. Foi muito divertido os alunos estavam motivados e muito orgulhosos com o resultado do trabalho realizado.

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Renata Marques da Silva

12. O que você achou do percurso?

11
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

O percurso Energia todo dia possibilitou, através da plataforma Edukatu, que os alunos aprendessem conceitos sobre energia e consumo consciente de uma maneira lúdica e "investigativa". A cada vídeo, atividade e rodas de comentários os alunos foram levados a refletir sobre suas ações cotidianas e os impactos ambientais que elas trazem e a partir disso, pensar em alternativas que eles poderiam adotar segundo um postura mais responsável com o meio. Todas as descobertas e experimentos vivenciados pelos alunos foram compartilhados com a comunidade escolar em geral (outros alunos, funcionários e familiares) através de cartazes, pequenos seminários e a feira de ciência. Todas as atividades e a socialização do aprendizado que os alunos desenvolveram como protagonistas, motivou e elevou a auto estima de todos.Assim considero que o projeto Edukatu deva continuar no próximo ano afim de que outros alunos possam vivenciar e se deleitar na plataforma. Acredito que o cadastro dos alunos possa ser feito de maneira mais simplificada, como por exemplo, o cadastro da sala ao invés de aluno por aluno.

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Renata Marques da Silva

10. Feira de Ciências

11
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Blank

Resposta:

A feira de ciência foi pensada a partir dos princípios do protejo. Decidimos democraticamente o que e como eles iriam expor. Apontamos aos alunos a necessidade de não utilizarmos materiais que posteriormente virariam lixo e ouvimos as possibilidades sugeridas por todos. A ideia da utilização do Lego foi a opção mais viável e aceita por todos. Deste momento em diante foi só distribuir o material e deixar a imaginação dos pequenos ganhar asas...e voaram ao ponto de nos surpreender.Após as maquetes ficarem prontas, foi a hora de pensar nos mecanismos de iluminação e movimento (conteúdo que paralelamente já estava sendo trabalhados no laboratório de informática)além da construção dos experimentos que eles haviam vivenciado. Na feira eles apresentaram a maquete e explicaram os conceitos que aprenderam sobre tipos de energia, consumo consciente e prevenção de acidentes domésticos que envolvam eletricidade.

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Renata Marques da Silva

01. Por onde começar?

5
Nov

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer uma representação gráfica de tudo o que você assistiu? Vale desenhar, esquematizar, ou até fazer uma história em quadrinhos - você encontra ferramentas on-line e gratuitas bem legais, como o Pixton ou o Meu Gibi - basta se registrar.

Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do mural da sua equipe.

Blank

Resposta:

eu acho que agente deve cuidar mais do nosso planeta

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Ana Letica Soares Silva

10. Feira de Ciências

5
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Blank

Resposta:

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Geovanna da Silva Soares

09. As alternativas para a energia

5
Nov

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Blank

Resposta:

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Geovanna da Silva Soares

04. Na medida

5
Nov

Já deu pra notar que o consumo de energia em casa está muito ligado aos equipamentos elétricos que temos. Mas, como saber quanto a gente de fato consome?

A melhor maneira é verificar diretamente o relógio de luz. Normalmente, ele fica "escondido" em nossas casas, prédios ou até mesmo na escola, mas é uma ferramenta essencial quando começamos a pensar em consumir luz com mais eficiência.

Mas, você já tentou analisar um deles? Se o medidor é mais novo (ou até digital), é muito fácil a leitura. A quantidade consumida é a diferença entre o número de kilowatts-hora (kWh) indicado naquele momento e aquele de uma leitura anterior (que pode ter sido um dia antes ou, como as concessionárias normalmente fazem, no mês anterior).

Ler um medidor de ponteiros pode parecer mais difícil, mas o raciocínio é o mesmo. Dê uma olhada na figura abaixo e veja como também dá para medir:

Viu como é fácil? Que tal agora aplicar o que aprendeu?

Na sua casa, o funcionário da concessionária fez a leitura do relógio como 24811 kWh. A leitura do mês anterior havia indicado 24784 kWh.

Quanto de energia foi utilizado entre essas duas leituras? Poste abaixo sua resposta!

Blank

Resposta:

foi utilizado 9190 de energia

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Ana Letica Soares Silva

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Avaliação do Ciclo de Vida do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
MARIA THEREZINHA BESANA PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARIA THEREZINHA BESANA PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARIA THEREZINHA BESANA PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARIA THEREZINHA BESANA PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARIA THEREZINHA BESANA PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARIA THEREZINHA BESANA PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 21 membros (ver todos)