O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
O programa Caminho Sustentável do Colégio Anchieta envolve professores, funcionários e alunos voluntários que se interessam por temas relacionados à sustentabilidade.
Atividades:
A partir da criação de "Estações Temáticas", diversos temas e oportunidades são criadas para a utilização pedagógica pela comunidade escolar, como o bicicletário, o viveiro de plantas, a composteira, o painel fotovoltaico, entre outras. Também são realizadas "Ações Voluntárias" como a limpeza da orla do Morro do Sabiá, da área de mata no interior do Colégio e a produção de mudas de plantas nativas.
Desejos:
Por ser um "Caminho" a proposta é não haver um fim de projeto. O grande objetivo do programa é qualificar o ambiente interno do Colégio, desenvolvendo competências e oportunizando o exercício da cidadania numa perspectiva de sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Pessoas:
O programa Caminho Sustentável envolve professores, funcionários e alunos, que se integram às atividades de forma voluntária.
Vamos ver o que as pessoas sabem sobre o ciclo de vida dos objetos?
É simples, basta levar o balde de sua equipe para algum lugar público - um parque, a rua, um centro comercial - e pedir às pessoas que estiverem ali para escolher um dos objetos e contar para você como é seu ciclo de vida.
Ou então aprofundar o tema, batendo papo com um especialista na produção de um dos objetos que vocês escolheram.
Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!
Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):
Para te inspirar, vale assistir ao trailer do filme vídeo Lixo Extraordinário, projeto do artista plástico Vik Muniz que mostra a situação de um dos maiores aterros sanitários do mundo.
Assista...
Resposta:
A maior parte dos entrevistados escolheu o lápis, por achar mais fácil, e tiveram como resposta:
Que o lápis vem da madeira, vai para a fabrica, sofre processos como corte, é adicionado o grafite, então compramos, usamos, e ao descartarmos ele vai para o lixo normal e se decompõe.
Da garrafa falaram:
Que vem do plástico, vai para a fábrica, é moldado, eles põe o líquido, então compramos, bebemos o liquido e o plastico é descartado podendo ser reciclado
Ninguem se aventurou a falar do caderno, apenas falaram que as folhas vem da madeira tambem.
Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de colocar a mão na massa!
Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu, fortalecendo as ações do seu projeto.
Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.
Resposta:
Botamos em prática a nossa campanha pendurando as imagens que havíamos criado nos corredores do colegio, foram ao todo 5 imagens diferentes que foram impressas algumas vezes. As frases foram criadas por nós mesmos e acabaram sendo muito marcante! Tenho certeza que conseguiremos adeptos a esta campanha.
Com as ideias da sua equipe mais claras, vamos falar de campanhas?!
Você já participou de alguma? E você sabe por que as pessoas organizam campanhas?
Pausa! Para nos inspirar, que tal conhecer algumas iniciativas, como a campanha do Instituto Akatu contra o Desperdício de Alimentos (abaixo) e os cartazes feitos pelo grupo Fast, Free & Fun (esse link vai para uma página do Facebook, verifique se você pode acessá-la com sua conta pessoal).
Está na hora de fazer a nossa. Que tal tratar dos 4Rs, que vimos na fase anterior? Vamos pensar sobre a nossa campanha? O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?
Você e sua equipe podem fazer um texto, um vídeo ou mesmo um desenho. Ou tudo junto. E publicar no espaço abaixo.
Compartilhem as ideias com outros participantes do Edukatu e vejam se alguém tem mais sugestões bacanas para vocês! Essa rede permite a troca! Experimente isso!
Resposta:
Nós decidimos fazer uma campanha de conscientização ao consumo excessivo de água. Nela, damos enfoque ao desperdício de água principalmente no verão que está chegando agora, há muitas situações em que acabamos desperdiçando muita água com bobagem, e exemplificamos algumas destas. Fizemos imagens com frases marcantes para as pessoas se darem conta de que devemos cuidas mais como utilizamos nossa água!
Já terminamos o Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando...
Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Terra. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?
Resposta:
Na última fase (fundamental 2 fase 2) encontramos as atividades que mais satisfizeram. Foi um incentivo para pesquisar os ciclos de vida de objetos do cotidiano. O grupo manifestou maior interesse referente a atividades que envolvem prática e ação. Comentaram, também, sobre expandir o projeto, incrementar com palestras envolvendo os grupos de todas as escolas participantes, parcerias com a prefeitura de Porto Alegre e maior envolvimento na Semana Lixo Zero. No geral, agradecemos pela oportunidade e desejamos sucesso no projeto!
Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre o ciclo de vida das coisas, que tal ir além?
Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.
Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? O que mudaria? Como embalaríamos as coisas?
Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:
Assista...
Resposta:
Caderno- o plástico do caderno existe somente no revestimento da capa. Se não houvesse o plástico, o papelão iria se degradar mais rapidamente, diminuindo a vida útil do caderno. Não há outro material que possa substituir esse revestimento.
Garrafa pet- sem o plástico, a garrafa deverá ser de vidro, com tampa de metal. Tanto para a extração da matéria-prima do vidro(areia), como a do metal (minérios) seria necessária a utilização de recursos naturais não renováveis. Além do mais, a utilização do vidro envolve riscos aos usuários, o que não acontece com o plástico.
Agora é hora de saber mais sobre o ciclo de vida das coisas.
Você já parou para pensar que a vida de um produto não começa ali, na prateleira do mercado? E não acaba quando você termina de consumir? Há toda uma cadeia de atividades para que isso aconteça, e todas tem impactos no meio ambiente e na sociedade. Isso é o que chamamos de ciclo de vida desse produto. Assista ao vídeo abaixo, produzido pela Braskem, que te ajuda a entender mais sobre esse conceito.
Em seguida, você e sua equipe devem partir para a pesquisa, e buscar em sites e livros ou perguntando para seus professores, como funciona o ciclo de vida dos produtos que escolheram na atividade anterior - incluindo o balde!
Algumas perguntas podem ajudar a orientar suas buscas: que tipo de recurso natural foi utilizado para produzir este produto? Estes recursos são renováveis ou não renováveis? Este produto tem características mais sustentáveis? Como é a embalagem para transportar e comercializar este produto? Do que a embalagem é feita? Este produto tem uma vida útil longa? Este produto pode ser reutilizado e transformado em outra coisa no fim de sua vida útil? Os componentes deste produto podem ser reciclados? Como deve ser seu descarte correto?
Façam um esquema simplificado do ciclo de vida de cada produto - pode ser texto, desenho, história em quadrinhos, foto - e publiquem aqui:
Assista...
Resposta:
Pesquisamos e montamos o ciclo de vida do lápis, do caderno e da garrafa pet.
Montamos um esquema no quadro e postarei aqui as fotos.
Agora é hora de saber mais sobre o ciclo de vida das coisas.
Você já parou para pensar que a vida de um produto não começa ali, na prateleira do mercado? E não acaba quando você termina de consumir? Há toda uma cadeia de atividades para que isso aconteça, e todas tem impactos no meio ambiente e na sociedade. Isso é o que chamamos de ciclo de vida desse produto. Assista ao vídeo abaixo, produzido pela Braskem, que te ajuda a entender mais sobre esse conceito.
Em seguida, você e sua equipe devem partir para a pesquisa, e buscar em sites e livros ou perguntando para seus professores, como funciona o ciclo de vida dos produtos que escolheram na atividade anterior - incluindo o balde!
Algumas perguntas podem ajudar a orientar suas buscas: que tipo de recurso natural foi utilizado para produzir este produto? Estes recursos são renováveis ou não renováveis? Este produto tem características mais sustentáveis? Como é a embalagem para transportar e comercializar este produto? Do que a embalagem é feita? Este produto tem uma vida útil longa? Este produto pode ser reutilizado e transformado em outra coisa no fim de sua vida útil? Os componentes deste produto podem ser reciclados? Como deve ser seu descarte correto?
Façam um esquema simplificado do ciclo de vida de cada produto - pode ser texto, desenho, história em quadrinhos, foto - e publiquem aqui:
Assista...
Resposta:
Pesquisamos e montamos o ciclo de vida do lápis, do caderno e da garrafa pet.
Montamos um esquema no quadro e postarei aqui as fotos.
Agora é hora de saber mais sobre o ciclo de vida das coisas.
Você já parou para pensar que a vida de um produto não começa ali, na prateleira do mercado? E não acaba quando você termina de consumir? Há toda uma cadeia de atividades para que isso aconteça, e todas tem impactos no meio ambiente e na sociedade. Isso é o que chamamos de ciclo de vida desse produto. Assista ao vídeo abaixo, produzido pela Braskem, que te ajuda a entender mais sobre esse conceito.
Em seguida, você e sua equipe devem partir para a pesquisa, e buscar em sites e livros ou perguntando para seus professores, como funciona o ciclo de vida dos produtos que escolheram na atividade anterior - incluindo o balde!
Algumas perguntas podem ajudar a orientar suas buscas: que tipo de recurso natural foi utilizado para produzir este produto? Estes recursos são renováveis ou não renováveis? Este produto tem características mais sustentáveis? Como é a embalagem para transportar e comercializar este produto? Do que a embalagem é feita? Este produto tem uma vida útil longa? Este produto pode ser reutilizado e transformado em outra coisa no fim de sua vida útil? Os componentes deste produto podem ser reciclados? Como deve ser seu descarte correto?
Façam um esquema simplificado do ciclo de vida de cada produto - pode ser texto, desenho, história em quadrinhos, foto - e publiquem aqui:
Assista...
Resposta:
Pesquisamos e montamos o ciclo de vida do lápis, do caderno e da garrafa pet.
Montamos um esquema no quadro e postarei aqui as fotos.
1.Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.
2.Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.
Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!
Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre o ciclo de vida das coisas, que tal ir além?
Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.
Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? O que mudaria? Como embalaríamos as coisas?
Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo: